Cotidiano

Foz: profissionais de educação e saúde participam de capacitação sobre prevenção ao tabagismo

Cursos de formação pretendem capacitar mais profissionais do município para a ampliação dos grupos de apoio

Foz: profissionais de educação e saúde participam de capacitação sobre prevenção ao tabagismo

Nesta quinta-feira (5), profissionais da educação e saúde de Foz do Iguaçu participam de um treinamento para ministrar cursos de prevenção à iniciação de crianças, adolescentes e jovens no tabagismo, bem como sobre os prejuízos causados pelo uso do cigarro e outros derivados do tabaco. A formação é ministrada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola e do Programa de Controle do Tabagismo, Gabrielle Skrascke, a capacitação terá impacto positivo no planejamento do Município para a criação de novos grupos de apoio contra o tabagismo, ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Com a participação de novos servidores, podemos formar equipes mais completas dentro das nossas áreas de atuação, criando grupos em todas as regiões da cidade para atender a interessados e promover a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, frisou.

Grupos de apoio

Na última semana, os grupos de apoio e os atendimentos individuais presenciais, paralisados durante a pandemia, voltaram a ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde.

Mesmo com os atendimentos presenciais interrompidos, os profissionais da saúde continuaram realizando treinamentos sobre o tema – ao todo, cerca de 100 servidores realizaram a formação e podem atuar na condução dos grupos.

Neste primeiro momento, os encontros estão sendo realizados em duas unidades básicas de saúde: toda a segunda-feira na UBS Carimã e às sextas-feiras pelas equipes do Jardim Jupira. Os interessados em participar precisam apenas buscar as UBS.

“O tabagismo é considerado um problema de saúde pública e os interessados em deixar esse uso precisam saber que encontrarão auxílio nos equipamentos de saúde do município”, afirmou a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini.

Fonte: PMFI