Saúde

Foz do Iguaçu avança na vacinação de idosos contra a covid-19

Somente nesta segunda-feira (19) 3.120 pessoas receberam a segunda dose e completaram a imunização

Foz do Iguaçu avança na vacinação de idosos contra a covid-19

Nesta terça-feira (20), 1.470 idosos com 62 anos receberão a primeira dose na sede da Vigilância e no Shopping Catuaí. Mais de 3 mil pessoas receberam a segunda dose nesta segunda-feira (19)

A campanha de vacinação contra a covid-19 segue avançando em Foz do Iguaçu. Somente nesta segunda-feira (19) 3.120 pessoas receberam a segunda dose e completaram a imunização. Nesta terça (20) receberão a primeira dose 1.470 idosos com 62 anos ou mais na sede da Vigilância em Saúde e no Shopping Catuaí Palladium, em formato drive-thru.

Ao todo, Foz do Iguaçu recebeu 59.151 doses dos imunizantes e aplicou até segunda-feira (19) 45.589. Foram 32.827 de primeira dose e 12.762 de segunda dose.

“Estamos com a vacinação contra a Covid e a Influenza em andamento, além de todos os atendimentos que estão mantidos nas unidades de saúde, por isso, eventualmente podemos ter algum problema, mas que rapidamente é resolvido”, afirmou a secretária de saúde, Rosa Maria Jeronymo.

“Hoje vamos vacinar quase 1.500 pessoas de primeira dose e o atendimento está bem mais tranquilo. Fizemos parceria com o Exército, que nos auxiliará em caso de filas e estamos a cada dia nos reorganizando para garantir a imunização dos iguaçuenses”, completou.

A meta da Secretaria da Saúde é completar ainda este mês a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais, para dar continuidade ao cronograma dos demais grupos prioritários. “Dependemos do envio de novas doses pelo Governo do Estado. A medida em que chegarem, vamos reduzindo a idade até os 60 anos”, afirmou Rosa.

A estimativa populacional deste grupo (60 a 64 anos) é 10.400 pessoas, com base na campanha de imunização contra a Influenza do ano passado. Essa é a maior população entre os grupos de idosos no município. Em todo o Paraná, foram vacinadas mais de 39 mil pessoas entre 60 e 64 anos.

Agendamento on-line

Com o agendamento online da vacinação – tanto para a primeira, quanto para a segunda dose – o município conseguiu otimizar o serviço, facilitando a vida do morador e organizando os pontos de vacinação. As pessoas que não tiverem acesso à internet ou tiverem dificuldade em acessar o sistema devem procurar uma unidade de saúde para fazer o agendamento.

Através do site http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br, além de agendar a vacinação, é possível ter acesso a informações sobre a campanha, tirar dúvidas sobre a imunização, acompanhar o vacinômetro e ainda enviar elogios ou sugestões sobre o atendimento.

Enquanto o município aguarda o envio de novas remessas dos imunizantes, o agendamento para a primeira dose está temporariamente suspenso.