Cotidiano

Fé e contato com a natureza: caminhada reuniu 24 peregrinos em Cascavel

Caminho Terra do Sol teve percurso reduzido para 40 quilômetros na edição deste ano, por conta da pandemia

Fé e contato com a natureza: caminhada reuniu 24 peregrinos em Cascavel

Foram 40 quilômetros de contato com a natureza e renovação de fé. A peregrinação Caminho Terra do Sol de 2021 contou com 24 participantes que, por conta da pandemia, fizeram trajeto reduzido e com todas as medidas de segurança necessárias.

Os peregrinos saíram, no sábado, do campus da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) de Cascavel e seguiram até o distrito de Rio do Salto, num trajeto que deixou os participantes em estado de graça.

“Eu participo de maratonas e, por conta da corrida, achei o trajeto bem tranquilo, fui um dos primeiros a chegar e não foi muito cansativo. Mas, a experiência é totalmente diferente. Ficamos em estado de graça, contemplamos a natureza, com certeza vou aderir nos próximos anos”, comenta Cláudio Rodrigues, que participou pela primeira vez da peregrinação que é tradicional no Oeste do Paraná.

O voluntário José Luiz Roman já participou outras vezes da caminhada, mas esta foi a primeira como voluntário do evento. O apoio com uma caminhonete que levava frutas e água aos participantes foi essencial para que todos os peregrinos conseguissem concluir o trajeto. “Fizemos um acompanhamento muito interessante dos participantes, distribuímos muita água em todo o trajeto, paramos em vários pontos. Com certeza foi uma experiência que valeu muito a pena”, afirma.

O evento é organizado pela AMIC PR (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná), que planeja novidades para o próximo ano. “Teremos uma novidade para peregrinos. Na semana de Carnaval de 2022, queremos organizar um trajeto menor para quem está iniciando. Um novo formato, com menos quilômetros de caminhada, para que as pessoas possam sentir o gostinho de como é a peregrinação completa, tradicional, de 110 quilômetros”, adianta a gestora de eventos da AMIC PR, Dulce Ragazzon.

Sobre o Caminho Terra do Sol
O Caminho Terra do Sol foi idealizado pelo empresário Celso Bevilacqua e é realizado anualmente pela AMIC PR desde 2013. O projeto é uma caminhada de peregrinação, de aproximadamente 110 quilômetros pela região Oeste do Estado, com passagem por vários distritos de Cascavel a Boa Vista da Aparecida e duração de quatro dias nas edições normais, realizadas anualmente em maio e em novembro. A caminhada proporciona aventura e profunda conexão com a natureza dos peregrinos.

O projeto Caminho Terra do Sol foi inspirado no famoso percurso de Santiago de Compostela, na Espanha, uma tradicional e milenar rota de peregrinação, caracterizada como uma maratona espiritual transformadora.

(Assessoria)