Esportes

FC Cascavel na semifinal

Equipe que se planejou ainda em maio de 2018 para se destacar no Paranaense de Futebol 2019, o FC Cascavel já começa a alcançar seu objetivo. A Serpente Aurinegra é o único time já garantido na semifinal da Taça Barcímio Sucupira Jr, a primeira do Estadual.

A vaga foi confirmada no fim de semana, no encerramento da 5ª e penúltima rodada. No sábado à noite, os comandados do técnico Paulo Foiani receberam e venceram o Foz do Iguaçu por 2 a 0, no Olímpico, e no domingo comemoraram o empate entre Paraná Clube e Atlhetico, que ratificou a classificação – o Furacão empatou o jogo aos 38min do 2º tempo.

A rodada ainda teve outros quatro empates e a primeira vitória do Maringá FC no campeonato – venceu o Cascavel CR por 2 a 1. Com isso, o FC Cascavel é também a única equipe com mais de duas vitórias no Paranaense. Já são três seguidas, o que lhe coloca na liderança da classificação geral da competição.

“Quando montamos o time tínhamos um objetivo alto, que era sempre estar na frente, mas com muita humildade e respeito. Nós respeitamos todos os adversários, mas estamos trabalhando firme para alçar voos mais altos”, disse o meia Diego Torres, que entrou no jogo no segundo tempo e logo em seu primeiro toque na bola marcou o segundo da Serpente Aurinegra.

Antes, o também meio-campista Oberdan (foto) havia aberto o placar no primeiro tempo. Até então responsáveis por todos os gols da equipe na competição, Ricardo Lobo e Tocantins não foram relacionados para o confronto com o Foz por problemas musculares.

Última rodada

Garantido na semifinal, o FC Cascavel viajará para Maringá “mais leve” para o último compromisso da 1ª Taça. Ainda assim, em busca de manter o embalo e de pontos importantes para a classificação geral. O alento é que pela primeira vez desde o início do campeonato as equipes terão a “semana cheia” para trabalhar e recuperar jogadores. “Não foram fácil esses últimos dez dias. Depois de um jogo intenso contra o Athletico viajamos para Londrina para um jogo desgastante, sob um sol forte e em seguida formos para Ponta Grossa, onde tivemos outro jogo difícil e um pós-jogo no qual não dormimos, porque no ônibus é difícil de descansar, e na sexta-feira nos apresentamos para jogar no sábado. A chuva atrapalhou, mas os torcedores compareceram e essa vitória foi um presente para eles, já que não conseguimos dar nas duas primeiras partidas em casa”, disse o técnico Paulo Foiani.

Os playoffs

Pelo regulamento da 1ª Taça do Paranaense, as semifinais serão entre as equipes do mesmo grupo e em jogo único, assim como a final. Assim, o FC Cascavel enfrentará ou Coritiba, ou Cianorte, ou Cascavel CR ou Paraná Clube na semifinal. Apenas o Rio Branco não tem mais chances de avançar de chave pelo Grupo B. Para uma semifinal entre os “Cascavéis”, o Coritiba precisa perder em Ponta Grossa para o Operário, o Cianorte perder na Arena da Baixada e o Cascavel CR vencer o Toledo no Estádio Olímpico. Vale lembrar que o campeão da 1ª Taça se garantirá na final do campeonato e será, na pior das hipóteses, o segundo na classificação geral final.