Esportes

FC Cascavel adquire GPS de olho no aumento de performance e prevenção de lesões dos atletas

Equipamento é capaz de rastrear mais de 150 métricas, fornecendo dados importantes para o departamento de preparação física e a comissão técnica do clube

FC Cascavel adquire GPS de olho no aumento de performance e prevenção de lesões dos atletas

O Futebol Clube Cascavel agora conta com um importante reforço tecnológico! A Serpente Aurinegra acaba de adquirir um GPS de monitoramento, que será utilizado pelos atletas durantes os treinos e jogos ao longo da temporada 2021.

Com diversas métricas que podem ser coletadas, o equipamento fornece dados importantes como distância total percorrida, tempo ativo de cada jogador durante as atividades, carga inercial, mudanças de direção, aceleração e desaceleração, cargas de treinamentos, fadiga, velocidade atual e máxima, entre outros.

“A importância do aparelho é o controle maior do treino, da individualidade de cada atleta. Auxilia em ajustes de carga e trabalhos a serem realizados. Com isso é possível também implementar trabalhos específicos para melhorar a performance dos jogadores. São muitas as variáveis que podemos observar, seja no contexto individual ou coletivo. É uma ferramenta que vai potencializar a avaliação dos treinos elaborados, e com isso saber como e onde é possível extrair mais dos atletas e fazer cobranças em relação a parte física”, explica o preparador físico do FC Cascavel, Dante Luis.

Para se ter uma ideia das informações que podem ser coletadas pelo GPS, é possível identificar números de sprints que cada atleta executou durante as atividades, suas distâncias, velocidades médias e máximas. Além disso é possível mapear as movimentações dos jogadores dentro de campo. O dispositivo também conta com uma plataforma que compila os dados e fornece relatórios detalhados com informações importantes que auxiliam no aumento de desempenho e prevenção de lesões futuras. “O GPS também serve para identificar possíveis quedas de rendimentos, onde com o mapeamento feito se entende a causa dessa defasagem na hora de executar o que é treinado e pedido nos jogos no sentido físico. Essa aquisição vem para ser mais uma ferramenta importante para um clube como o Cascavel, que tem buscado se estruturar cada dia mais”, finalizou Dante.

“É um equipamento importante para podermos otimizar a avaliação física e com isso melhorar o desempenho técnico de cada jogador. Além disso, esse investimento também nos coloca em um nível acima, muito próximo dos grandes times brasileiros devido a toda a nossa estrutura oferecida aos profissionais e atletas do FC Cascavel”, falou o presidente do clube, Valdinei Silva.

Camisas e produtos oficiais

O torcedor que deseja adquirir os produtos do Futebol Clube Cascavel pode se dirigir até umas das lojas oficiais do clube, que estão localizadas na Avenida Brasil: container em frente à Havan e kombi em frente às Pernambucanas. Ou pelo site loja.fccascavel.com.br