Esportes

Fase final dos Jogos Escolares reúne cinco mil atletas em Apucarana

Estarão em disputa títulos em 16 modalidades; competição vai até o dia 25

Apucarana – Começa nesta sexta-feira (17), em Apucarana, no Norte do Paraná, a fase final dos JEPs (Jogos Escolares do Paraná) para atletas da categoria B – de 12 a 14 anos. São cerca de cinco mil atletas das redes pública e particular de ensino, disputando em 16 modalidades esportivas. As competições vão até o dia 25 de julho.

A coordenadora dos Jogos Escolares, Márcia Tomadon, do Esporte e do Turismo, comemora a realização da última etapa.

“A organização da fase final contou com um grande esforço durante todo o ano, atípico para o esporte, devido à greve dos professores. Mas, felizmente foi possível realizar as 32 fases regionais e as oito macrorregionais, graças ao esforço conjunto dos municípios, e das secretarias da Educação e do Esporte e Turismo”, diz ela.

Devido à reposição das aulas, não foi possível utilizar as escolas estaduais como alojamento para os atletas, como aconteceu em edições passadas dos JEPs. Neste ano as escolas e faculdades particulares da região disponibilizaram o espaço, com mediação do Núcleo Regional de Educação de Apucarana.

As modalidades desta fase final são atletismo, badminton, basquetebol, bocha adaptada, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, skate, lutas, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Categoria

De 7 a 15 de agosto será realizada a fase final para atletas da categoria A – de 15 a 17 anos. Ainda em agosto, de 25 a 27, será a vez da fase regional do JEPs Bom de Bola, exclusivamente de futebol, em Curitiba. A macrorregional desta competição está agenda para 18 a 20 de setembro, e a final para 25 a 29 de novembro.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)