Cotidiano

EUA têm o menor número de penas de morte desde a década de 1970

download.jpg Pena de morte WASHINGTON ? Apenas 30 pessoas foram sentenciadas à morte nos Estados Unidos este ano. É o número mais baixo desde a década de 1970 e um indício de como a aplicação da pena de morte está diminuindo no país.

O número de sentenças em 2016 contrasta com as 49 registradas no ano passado e é uma fração do que era registrado em 1996, quando chegou-se ao ápice de 315 ocorrências, segundo uma levantaamento do Centro de Informação de Pena de Morte, uma organização sem fins lucrativos que se opõe a este castigo.

– Creio que estamos no meio de um caminho social de atitudes em relação às execuções e isso se reflete na diminuição da aplicação da pena de morte no país – disse o diretor-grala da entidade, Robert Dunham.

A recente recusa dos jurados em impora openba de morte e uma das razões pelas quais esta penalidade está desaaparecendo. Vinte pessoas foram exewcutadas este ano, configurando a marca mais baixa desde as 14 cpmtablizadas em 1991. A incidência mais alta foi em 1999, com 98 mortes.

Entre outros motivos está a escasez das substâncias necessárias para as injeções letaais e o melhor desempenho dos advogados que atuam na defesa de casos de pena de morte.

Aproximadamente metade dos americanos é a favor da pena de morte, segundo levantamento feito este ano pelo Pew Research Center. Ainda que seja alto, o percentual está em seu nível mais baixo desde 1990, quado 80% da população era favorável.

Ainda assim, o tema causa muita discórdia. Em refrendos realizados no ano passado, iniciativas que visavama a abolira apena de mporte em Nebraska e na Califórnia fracassaram. Além disso, estados como Ohio e Oklahoma, que haviam interrompido o uso d einjeções letais por problemas técnicos, estão tentando encontrar maneiras de retomá-lo.

Atualmente, a pena de morte é legal em 31 dos 50 dos estados americanos. Apenas cinco deles aplicaram execuções este ano, número mais baixo desde 1983. Georgia pé o recordistya, com nove casos, seguida por Texas (7), Alabama (2), Missouri (1) e Flórida (1).

Apenas cinco estados sentenciaram mais de uma pessoa a morte em 2016. O recordista é a Califórnia com nove. Na sequência estão Ohio (5), Texas (4), Alabama (3) e Flórida (2). A Califórnia, porém, não executou nenhum dos 741 presos em seu corredor da morte desde 2006, devido a disputas contra o o método de injeção letal.