Esportes

Equipes do Oeste se juntam para mudar forma de disputa

Cascavel – A temporada 2018 nem começou e terá um dia importante nesta terça-feira, com a definição da fórmula de disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futebol do ano que vem. A reunião arbitral, com a presença dos dirigentes das 12 equipes que têm direito a disputar a competição, está marcada para iniciar às 10h, com representantes da Federação, em Curitiba.

A novidade no encontro será um debate no qual os clubes vão mais falar do que ouvir sobre o Estadual. Em uma união encabeçada pelas equipes do Oeste do Estado, os times do interior mais o Paraná Clube vão sugerir que a primeira fase do campeonato seja disputada com as 12 equipes divididas em dois grupos encabeçados por Atlético-PR e Coritiba.

“Os demais integrantes seriam definidos por sorteio, com os 10 times restantes separados em cinco potes: Londrina e Paraná Clube; Maringá FC e Cianorte; União e Foz do Iguaçu; Rio Branco e Prudentópolis; e FC Cascavel e Toledo. O sistema de disputa seria jogos de ida e volta contra equipes da chave oposta, o que permitiria clássicos regionais e viagens de menor distância. Os quatro melhores de cada grupo avançariam para as quartas de final, que seria entre os integrantes do mesmo grupo 1ºAx4ºA, 2ºAx3ºA, 1ºBx4ºB e 2ºBx3ºB”, explica o presidente do FC Cascavel, Valdinei Silva, um dos entusiastas da ideia.

Toledo EC

Para o presidente do Toledo, Carlos Dulaba, outro defensor da proposta, esta fórmula é “mais justa” quanto à logística dos clubes. “Não pode o Atlético fazer 1.700 quilômetros num campeonato e o Toledo fazer 5.800 quilômetros. Então tenho certeza que essa fórmula vai melhorar o futebol do Paraná. Além dos clássicos – para nós, por exemplo, serão dois contra o FC Cascavel, um aqui e outro lá, o que fará os torcedores irem ao estádio nas duas cidades -, vai proporcionar mais renda para os clubes e a Federação”.

Foz do Iguaçu

Outro representante do Oeste na elite do Paranaense de Futebol, o Foz do Iguaçu engrossa o coro por mudanças na fórmula de disputa do campeonato em 2018. Segundo o presidente Arif Osman, houve uma ampla discussão até que o modelo atual fosse definido: “Formamos um grupo no WhatsApp com todos os dirigentes dos clubes envolvidos e analisamos várias propostas de fórmulas que foram apresentadas. Depois colocamos em votação dentro do próprio grupo. A proposta foi aprovada pela maioria e agora será a apresentada à Federação”.