Cotidiano

Encontro debate produção de alimentos com melhor qualidade

Foram abordadas as políticas públicas para a Segurança Alimentar e Nutricional

Cascavel – Cerca de 260 pessoas de 28 municípios do núcleo regional da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) participaram, na quarta-feira (15), da IV Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, no Recanto Marista, no Bairro Periolo, em Cascavel.

O foco foi a produção dos alimentos com qualidade a todas as classes sociais. Foram abordadas as políticas públicas para a Segurança Alimentar e Nutricional e o que os municípios já possuem para suprir essas necessidades.

De acordo com o chefe regional da Seab (Secretária do Estado de Agricultura e Abastecimento), Manoel Ribas, é necessário mais atenção desde o início do cultivo até a diminuição do uso dos agrotóxicos.

“É importante diminuir o uso de agrotóxicos. Queremos mais qualidade e nos reunimos para discutir soluções”, afirma.

Cada município foi representado por seis delegados que apresentaram as propostas. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a segurança alimentar está relacionada ao acesso físico, social e econômico ao alimento seguro com suficiência para atender as necessidades nutricionais. O encontro também ressaltou o acesso à água, saneamento básico e serviços de saúde.

(Com informações de Eliane Alexandrino)