Cotidiano

Encontro debate obesidade e cirurgia bariátrica no HUOP

Reunião objetiva a orientação e também a troca de experiências entre os participantes

Cascavel – O HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) está em busca do credenciamento para a realização de cirurgia bariátrica e metabólica em pacientes da região Oeste do Estado. Com isso, já estão sendo realizados acompanhamentos com pacientes que possuem IMC (Índice de Massa Corpórea) entre 35 e 40 com comorbidades e IMC igual ou maior que 40.

Na última semana foi realizado um encontro que reuniu aproximadamente 30 pacientes e seus familiares. A reunião objetiva a orientação e também a troca de experiências entre os participantes.

O preparo pré-operatório multidisciplinar otimiza a segurança e os resultados da cirurgia bariátrica, sendo que o paciente deve emagrecer de 10% a 20% do seu peso antes da cirurgia. Logo, se o paciente não atingir a meta, será mantido o atendimento ambulatorial.

Sendo assim, a equipe multidisciplinar do CRF (Centro de Reabilitação Física) da Unioeste, câmpus de Cascavel, faz o acompanhamento apenas dos pacientes que possuem IMC maior que 50, e é composta por nutricionista, psicólogo, médico, educador físico e fisioterapeuta, e a partir deste conjunto de atividades o usuário realiza acompanhamento individual e também inclusão nos grupos de apoio ao controle da obesidade.

Quando o paciente atingir a redução de 10% do peso corporal e encontrar-se apto à cirurgia, o mesmo deve retornar ao ambulatório do Huop para realizar acompanhamento pela equipe interdisciplinar, e preparo para a cirurgia bariátrica, não havendo previsão do tempo necessário para o tratamento.