Cotidiano

Emissão da segunda via rápida do RG cresce 408% no Paraná

De janeiro a junho de 2018, foram confeccionadas 14.665 carteiras de identidade solicitadas por meio do site do Instituto de Identificação, número que subiu para 74.485 no mesmo período deste ano

Emissão da segunda via rápida do RG cresce 408% no Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) emitiu 408% mais carteiras de identidade, na modalidade 2ª via rápida, nos primeiros seis meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2018. Enquanto de janeiro a junho do ano passado foram confeccionados 14.665 documentos solicitados pela internet, em 2019 foram emitidos 74.485.

O diretor do Instituto de Identificação da PCPR, Marcus Michelotto, avalia que o aumento no número de expedições da segunda via da identidade solicitada com requerimento online é consequência de melhorias implementadas no sistema.

“No ano passado fechamos parceria da Polícia Civil com o Detran/PR para utilização das fotos e impressões digitais capturadas por eles para a confecção da carteira de habilitação, o que agilizou a impressão das carteiras de identidade no Estado”, explicou o diretor do IIPR.

Além da comodidade para a população, a solicitação online da segunda via permite a otimização dos serviços prestados pela Polícia Civil – agilidade no atendimento e redução da demanda por agendamento. O usuário também pode cadastrar o número do celular e receber uma mensagem confirmando que documento ficou pronto e pode ser retirado em um dos postos escolhidos.

A entrega do documento será realizada mediante autenticação biométrica, do próprio cidadão, no Posto de Identificação, garantindo a segurança do processo.

UTILIZAÇÃO – A emissão de segunda via rápida foi implantada em 2017 com o sistema desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). A solicitação da segunda via da carteira de identidade online pode ser feita no site do Instituto de Identificação do Paraná. No canto esquerdo da tela existe a indicação do serviço, que custa R$ 30,47. Para saber se é possível requerer a segunda via do RG online, basta o digitar o número do documento na primeira tela.