Cotidiano

Em cinco anos, Cascavel avançou em todas as áreas e se consolida como a 3ª melhor cidade do Brasil

Construção do novo Aeroporto Regional, criação da Guarda Municipal, revitalização de mais de 70 escolas e dois restaurantes populares são algumas das melhorias

Em cinco anos, Cascavel avançou em todas as áreas e se consolida como a 3ª melhor cidade do Brasil

A cidade de Cascavel é uma jovem de 70 anos. Porém, mesmo sendo uma cidade ainda nova, nos últimos cinco anos o município avançou *em dezenas de indicadores, em âmbitos estadual e nacional. A sinergia entre poder público, população, entidades de classe, e iniciativa privada consolidou Cascavel como a terceira melhor cidade de todo o País, segundo o prêmio Cidades Excelentes. Os avanços passaram por todas as áreas, de saúde à segurança pública.

Uma cidade que cresce tão rapidamente pedia, já há algumas décadas, a implantação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU) para planejar e definir o futuro do trânsito em Cascavel. No presente, avenidas mais largas, novos binários, e 20 novas avenidas implantadas no centro e principalmente nos bairros garantem mais fluidez e segurança para os usuários.

Para quem usa o transporte público, a vida também melhorou. São quatro novos terminais e 874 novos abrigos de ônibus com calçadas e acessibilidade em todos os bairros. Além disso, com a nova licitação da iluminação pública, Cascavel vai chegar à marca histórica de 50% de iluminação em lâmpadas de LED em toda a cidade.

Outra grande obra foi o novo Aeroporto Regional de Cascavel, um sonho antigo e de todo Oeste do Paraná que agora se tornou realidade. São voos diários que ligam Cascavel ao Brasil e ao mundo. No mês de março deste ano, Cascavel recebeu o prêmio de melhor aeroporto regional do Brasil. A honraria foi promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) com o prêmio “Aviação + Brasil 2022”.

Na segurança pública, a implantação definitiva da Guarda Municipal, que reforça o efetivo das forças de segurança no Município. Hoje são mais de 100 agentes em todos os bairros e até no interior com a também inédita patrulha Força Rural.

A saúde pública de Cascavel também teve importantes avanços. O destaque para a implantação do Hospital Municipal de Retaguarda, que oxigena e dá mais musculatura à rede pública de saúde. A unidade era uma necessidade antiga e que foi reforçada, posta à prova e que se provou exitosa no momento mais crítico do século: pandemia de coronavírus.

Desde então, o Hospital Municipal de Retaguarda Allan Brame Pinho se mostrou ferramenta indispensável na vida de milhares de cascavelenses.

A atenção básica de saúde, o chamado primeiro atendimento que atua na prevenção a doenças, também se fortaleceu. A cobertura avançou de pouco mais de 50% em 2017 para atuais 87%. A marca foi reconhecida pelo Ministério da Saúde no ano passado como o maior crescimento de atenção básica do Brasil.

Outra marca importante alcançada na saúde foi a implantação do atendimento de saúde bucal universalizado em todas as unidades de saúde de Cascavel. A ação rápida do Município garantiu, ainda em 2018, o 1º lugar no Paraná e 2º no Brasil no prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal.

Na educação, o programa Escola Feliz promoveu uma reestruturação histórica das instituições de ensino de Cascavel, algo nunca visto antes. Para se ter uma ideia, em 2017, 92 escolas e Cmeis estavam notificados pelo Ministério Público por algum problema grave estrutural. Hoje, mais de 70 escolas e Cmeis foram revitalizados e mais cinco escolas e dois Cmeis construídos do zero. Destaque para a Escola da Transparência, que leva este nome porque foi construída com recursos que foram economizados da licitação dos uniformes.

Para além das obras físicas, uma cidade humana estende seu olhar para todos. Do recém-nascido ao idoso, ninguém ficou para trás com novas ações da Assistência Social do Município. O programa “Bebêrço” garante enxoval completo para mães em situação de vulnerabilidade social. O cartão Promover substitui a cesta básica por um cartão de compras de alimentos, oferecendo mais dignidade e autonomia às famílias. O programa Felicidade do Idoso valoriza a quem tanto fez por Cascavel, tanto que uma “Cidade do Idoso” foi implantada no Parque Tarquínio somente para eles. Outra conquista para a cidade, os dois novos restaurantes populares no Cascavel Velho e no Santa Cruz ofertam comida boa, nutritiva e com valor que cabe no bolso: apenas três reais.

Ainda priorizando cada um dos cascavelenses, o programa Vida Nova oferece ajuda inédita e tratamento gratuito para dependentes químicos em clínicas terapêuticas.

Para quem empreende, Cascavel promove facilidade. Tem o Banco da Mulher e o Aprova Digital, contribuído para que Cascavel abra uma empresa por hora com menos burocracia e mais estímulo aos pequenos empreendedores.

Cascavel investiu na qualidade de vida dos cascavelenses. Foram construídos dois novos Ecoparks, um no Santa Cruz e outro no Morumbi para ampliar as opções de saúde e lazer nas regiões Norte e Oeste da cidade.

A Feira do Teatro e o Domingão no calçadão também são novidades que movimentaram a agenda dos cascavelenses aos domingos.

O bem-estar animal é questão de saúde pública e mais: faz parte do conjunto de uma cidade pensada como um todo. Nos últimos anos, mais de 11,6 mil cães e gatos foram castrados gratuitamente pelo programa Castramóvel e pelas clínicas cadastradas ao Município. Além disso, 3,5 mil animaizinhos feridos foram atendidos pelo também inédito programa Samucão.

A zona rural de Cascavel, que guarda uma das nossas maiores riquezas que é o agronegócio, recebeu o maior investimento de sua história. Mais de novos 400 quilômetros de novas estradas no interior, além do inédito asfalto rural, transformou a vida de centenas de famílias do campo, que hoje escoam com mais eficiência as riquezas da capital da produção.

Nada disso existia há apenas 5 anos. Com o dever de seguir avançando, Cascavel vislumbra um futuro ainda mais frutífero com as sementes plantas no presente.

 

Secom