Publicidade

EDUCAÇÃO

Educação inicia segunda etapa do Seminário de Diretores 2019

24 de janeiro de 2019 às 16:03
Publicidade

Com a participação do vice-governador Darci Piana, a Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta quinta-feira (24), em Pinhão (no Centro-Sul), a segunda etapa do Seminário de Diretores – Aprendizagem em Foco 2019.

Nos dois dias de seminário haverá palestras e oficinas temáticas de avalição (diagnóstico e plano de ação), liderança, hora-atividade, gestão de sala e tecnologia e inovação. A Secretaria da Educação também organizou salas temáticas de Ouvidoria, para registrar as demandas dos diretores.

Participam cerca de 700 servidores, entre diretores das escolas estaduais, chefes de Núcleos de Educação e técnicos pedagógicos, das regionais de Campo Mourão, Pitanga, Ivaiporã, Goioerê, Cianorte, Paranavaí, Loanda, Umuarama, Assis Chateaubriand e Toledo.

Darci Piana reforçou que uma das prioridades do Governo do Estado é transformar a educação do Paraná em referência para o país. “Esse encontro é fundamental para dar aos diretores um panorama do que será proposto para a educação do nosso Estado e também para mostrar a necessidade de melhorarmos a nossa nota no Ideb. Esse encontro é o primeiro passo para transformar o Paraná no melhor e mais moderno estado do país", afirmou.

O vice-governador também destacou a importância da proximidade do Governo Estadual com a rede de ensino básico como estratégia para melhorar os indicadores de ensino no Paraná. “Mas não é só pedir para melhorar. Nós enquanto Estado precisamos fazer a nossa parte para que os professores possam dar suas aulas com tranquilidade e os diretores tenham todas as ferramentas necessárias para oferecer esse apoio. Confiamos nesse trabalho e acreditamos que nossos professores vão ajudar a transformar o ensino do Paraná”, acrescentou.

HOMENAGENS

As escolas estaduais das dez regionais com as melhores notas e maior crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram homenageadas na abertura do evento. “É uma maneira de valorizar os bons exemplos que temos no Paraná e motivar outras escolas a alcançarem esses resultados”, disse o secretario estadual da Educação, Renato Feder.

O diretor da Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense, em Francisco Alves, Silvio Tomio, foi um dos homenageados. Sua escola possui o maior índice do Ideb no Paraná entre as escolas do Ensino Fundamental (7,3). “É o reconhecimento de um trabalho coletivo, porque esses resultados só foram possíveis por causa do envolvimento dos nossos professores e da comunidade”.

Claci Nadir Kremmer Soares, diretora do Colégio Estadual do Campo Castro Alves, em Maripá, contou que um dos principais fatores que contribuíram para a escola atingir a melhor nota no Ideb (6,1) no Ensino Médio foi o planejamento escolar. “O nosso diferencial foi que definimos metas e planejamos projetos e ações para alcançar esses resultados", disse.

O Colégio Estadual do Campo Professora Gomes Bizarra, em Ubiratã, obteve a maior nota de crescimento no Ideb, (1,6). A diretora Ivone Lopes Jorge destacou o envolvimentos dos alunos, professores e da comunidade no processo de ensino e aprendizagem. “Esse reconhecimento é um mérito que repassamos a todos os funcionários que se comprometeram e se dedicaram às atividades em sala de aula, aos alunos que entenderam a importância do estudo e aos pais que abraçaram essa causa”.

CRONOGRAMA

Na próxima semana, nos dias 29 e 30, a Secretaria Estadual da Educação promove em Curitiba a terceira etapa do seminário, dessa vez com servidores dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Curitiba, Áreas Metropolitana Norte e Sul, Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Ibaiti, Londrina, Apucarana, Maringá, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Telêmaco Borba, União da Vitória e Wenceslau Braz.

PRESENÇAS

A abertura da segunda etapa do seminário contou também com a presença do diretor-presidente da Fundepar, José Maria Ferreira; do superintendente da Educação, Raph Gomes Alves; e servidores da Secretaria da Estadual da Educação.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE