Esportes

Duelo entre líder Palmeiras e vice Flamengo é destaque no Maracanã

Rio de Janeiro – Equipes que detêm a maior porcentagem de chances de terminar o ano com o troféu da Série A do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Flamengo fazem uma espécie de final neste sábado, pela 31ª rodada da competição, às 19h, no Maracanã.

O Verdão é o primeiro colocado na tabela de classificação com 62 pontos, quatro a mais que o segundo colocado, o Rubro-Negro, que tem 58. O confronto de hoje fará o time paulista se distanciar ainda mais do rival ou ver a disputa pelo título ficar ainda mais acirrada.

Atualmente, o Palmeiras tem 74% de probabilidade de terminar o ano campeão nacional, enquanto o Flamengo tem 17% de chances, segundo o site estatístico “Infobola”, do matemático Tristão Garcia. Além da dupla, apenas o terceiro colocado Internacional (7%) tem mais que 1% de possibilidade de título.

Os números levam em conta o desempenho das equipes e também dos adversários e da sequência de jogos até o fim do campeonato. Para o Palmeiras, os dois compromissos seguintes ao Fla serão os mais complicados dentre os sete que lhe restarão: Santos e Atlético-MG, que duelam pelo G6. Depois, enfrentará um time em posição intermediária na tabela (Fluminense) e outros quatro que lutam contra o rebaixamento: Paraná Clube, América-MG, Vasco e Vitória.

Legenda: Verdão amarga desfalques de Mayke, Bruno Henrique, Lucas Lima e Deyverson (foto) por suspensão e de Marcos Rocha e Jean por lesão

Sequência rubro-negra

Já o Flamengo terá três adversários complicados em sequência depois do jogo com o Palmeiras: São Paulo, Botafogo e Santos. Em seguida terá o ameaçado Sport pela frente, antes de enfrentar outros três times que têm tradição no Brasileirão: Grêmio, Cruzeiro e Atlético-PR. Além do mais, dos sete jogos restantes após a rodada deste fim de semana, o Flamengo atuará três vezes em casa e quatro como visitante, enquanto o Palmeiras será mandante quatro vezes e sairá de casa apenas três.

 

Colorado

O Internacional atuou na noite de sexta-feira pela 31ª rodada (ver resultado na capa do jornal), mas, independentemente do resultado, já sabe que não terá um fim de campeonato dos mais complicados. Único invicto em seus domínios neste Brasileirão, o Colorado terá no Beira-Rio o desafio com os adversários mais bem posicionados na tabela. Dentre os sete últimos jogos que terá pela frente, receberá Atlético-PR, Atlético-MG, Fluminense e América-MG, enquanto sairá de casa para visitar Ceará, Botafogo e Paraná Clube.

JOGOS RESTANTES

Palmeiras

Santos (casa)

Atlético-MG (fora)

Fluminense (casa)

Paraná Clube (fora)

América-MG (casa)

Vasco (fora)

Vitória (casa)

Flamengo

São Paulo (fora)

Botafogo (fora)

Santos (casa)

Sport (fora)

Grêmio (casa)

Cruzeiro (fora)

Atlético-PR (casa)

Internacional

Atlético-PR (casa)

Ceará (fora)

América-MG (casa)

Botafogo (fora)

Atlético-MG (casa)

Fluminense (casa)

Paraná Clube (fora)