Cotidiano

Doenças comuns entre as crianças durante a primavera

A primavera costuma ser uma das estações mais queridas do ano, não só por encher nosso dia a dia de flores, mas por trazer de volta as temperaturas mais quentes, ideais para atividades ao ar livre com as crianças. Entretanto, é também nessa época que algumas doenças podem se espalhar com maior facilidade – de infecções respiratórias a patologias como caxumba e catapora. Confira quais são essas enfermidades e como você pode mantê-las longe dos seus filhos.

1. ROSÉOLA

O que é: a roséola se caracteriza pelo aparecimento de manchas róseas na pele após uma febre alta. É uma doença da infância, que pode atingir crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, porém, o maior número de casos costuma acontecer em pequenos com até 2 anos.

Causas: a infecção é causada pelo vírus do herpes humano tipo 6 (HVH-6) e 7 (HVH-7), que é transmitido pela saliva.

Sinais e sintomas: febre alta, coriza, falta de apetite, erupções no tronco que se expandem na direção do pescoço e nas extremidades, podendo sumir em algumas horas ou em até três dias.

Prevenção e tratamentos: ainda não existe vacina contra a roséola, portanto a forma de preveni-la é evitar o contato do bebê com outras pessoas que estejam doentes e adotar bons hábitos de higiene.

2. ESCARLATINA

O que é: doença infectocontagiosa que provoca febre alta, que se inicia com dor de garganta e causa erupções na pele de cor vermelha escarlate primeiro na cabeça e segue para outras regiões do corpo, com descamação. Atinge crianças e adolescentes até os 15 anos de idade.

Causas: infecção por bactéria Estreptococo Beta Hemolítico do grupo A. Ela é transmitida de pessoa para pessoa por meio de contato direto com doentes ou via gotículas exaladas por meio de espirros, fala e tosse.

Sinais e sintomas: dores no corpo, garganta, barriga, cabeça, erupção cutânea, mal-estar, náuseas e vômitos.

Prevenção e tratamentos: o tratamento apropriado será indicado pelo pediatra. A melhor prevenção é evitar o contato com pessoas doentes.

3. VARICELA (CATAPORA)

O que é: conhecida também como catapora, a varicela é uma doença infectocontagiosa de fácil propagação entre as pessoas e atinge, especialmente, crianças com idade abaixo de 10 anos.

Causas: é causada pelo vírus varicela-zóster e é transmitida pelo contato direto com outra pessoa doente ainda entre as primeiras 24 e 48 horas antes do surgimento das lesões na pele, permanecendo de 7 a 9 dias até que as feridas criem crostas (casquinhas).

Sinais e sintomas: febre, dores de cabeça, cansaço, falta de apetite e aparecimento de bolhas avermelhadas e feridas na pele, sendo o rosto e o tronco os mais afetados.

Prevenção e tratamentos: o tratamento é adequado aos sintomas apresentados (em maior ou menor gravidade) pelos pacientes.

4. CAXUMBA

O que é: doença viral que afeta as glândulas parótidas (que produzem a saliva), localizadas na região da mandíbula, um pouco abaixo das orelhas. É mais comum em crianças. Pode atingir outros órgãos e sistemas, causando pancreatite, inflamação de músculos, surdez, meningite, inflamação dos testículos e dos ovários.

Causas: transmitida por contato direto com gotículas de saliva e pertences de pessoas infectadas pelo Paramyxovirus.

Sinais e sintomas: provoca dores musculares, calafrios, febre, fraqueza e dificuldade em mastigar ou engolir.

Prevenção e tratamentos: o tratamento costuma incluir alimentação saudável, repouso e hidratação do corpo (beber muita água).

5. RINITE ALÉRGICA

O que é: inflamação das mucosas da cavidade nasal e tem como causa a reação excessiva do sistema imunológico às partículas alérgenas do ar. Se o doente tiver predisposição à asma, possivelmente poderá desencadear uma crise com falta de ar e cansaço.

Causas: provocada por diversos fatores alérgenos. Alguns exemplos frequentes são poeira doméstica, bichinhos de pelúcia, odor de livros, pólen, alguns alimentos, pelos de animais, além dos ácaros presentes no colchão e em estofados.

Sinais e sintomas: nariz entupido, secreção clara, irritação e coceira nasal.

Prevenção e tratamentos: o cuidado é manter os ambientes sempre limpos, arejados e sem qualquer objeto que possa desencadear novas crises. O tratamento se dá pelo uso de medicamentos indicados pelo pediatra, limpeza do ambiente e retirada de objetos como carpetes, almofadas e pelúcias do ambiente, além de ser importante evitar a exposição ao cheiro de perfumes fortes, tintas e fumaça de cigarro.

6. CONJUNTIVITE

O que é: a inflamação da conjuntiva que provoca irritabilidade nos olhos – coceira, vermelhidão, intolerância à luz, olhos lacrimejantes, visão embaçada ou borrada e, em alguns casos, dor.

Causas: é provocada a partir de agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. Contagiosa, é transmitida de pessoa para pessoa, por meio do compartilhamento de objetos e utensílios pessoais.

Sinais e sintomas: olhos vermelhos, coceira, irritação e lacrimejamento.

Prevenção e tratamentos: evitar o contato direto com afetados, assim como locais fechados com grande número de pessoas, como shoppings, escolas, transporte público e grupos de amigos. O tratamento depende do tipo da doença.

7. RUBÉOLA

O que é: considerada uma doença benigna, a rubéola acomete geralmente crianças. Em grávidas, é considerada perigosa por provocar complicações para o desenvolvimento do bebê e requer mais cuidados.

Causas: derivada do Rubella vírus, o contágio se dá por meio de espirro ou tosse, transmitida de pessoa para pessoa. Também pode ser passada de mãe para filho ainda na gestação.

Sinais e sintomas: erupções vermelhas na pele, febre, dores musculares e mal-estar constante.

Prevenção e tratamentos: importante evitar o contato direto com a pessoa infectada, não compartilhar objetos e utensílios pessoais e estar em dia com a vacinação. O tratamento é feito com medicação para amenizar os desconfortos apresentados durante a manifestação da doença.

8. SARAMPO

O que é: extremamente contagiosa, é uma doença comum na infância com sinais de febre, tosse persistente, irritação nos olhos e nariz com coriza, seguida (em alguns dias) de manchas avermelhadas no rosto que prosperam em direção aos pés, durando em média 3 dias.

Causas: transmitida pelo Morbillivirus, passa de pessoa para pessoa por meio de saliva (tosse, espirros e fala) e secreções nasais.

Sinais e sintomas: exantemas (pequenas erupções) na pele de cor avermelhada, mal-estar, dores de cabeça e inflamação das vias respiratórias com catarro.

Prevenção e tratamentos: a prevenção se dá pela vacinação (tetra viral), mas evitar o contato direto com pessoas doentes também é recomendado.

9. ASMA

O que é: caracteriza-se pela inflamação crônica das vias aéreas.

Causas: a doença pode se manifestar a qualquer sinal de irritação provocada, por exemplo, pó, cheiro de perfumes, odor de cigarro, entre outros. Geralmente está associada a uma propensão genética.

Sinais e sintomas: tosse, chiado, cansaço e falta de ar.

Prevenção e tratamentos: é importante o diagnóstico do pediatra para avaliar o grau do quadro de asma. Feito isso, o médico indicará o tratamento com broncodilatadores, anti-inflamatórios ou corticoides, além de outras ações que possam minimizar a possibilidade de novas crises respiratórias.