Cotidiano

Dia D contra as arboviroses

A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental/Setor de Controle de Endemias, realiza neste sábado (24) diversas atividades de forma lúdica e educativa visando chamar a atenção da população para a campanha do Ministério da Saúde de mobilização social na conscientização do controle do vetor transmissor das chamadas "arboviroses", mais conhecidas como dengue, zika vírus e febre chikungunya. É o Dia D de mobilização, que também faz parte das atividades alusivas aos 67 anos de Cascavel.

Das 8h às 12h as atividades serão desenvolvidas em supermercados, terminais de transbordo e outros pontos estratégicos da cidade. Já à tarde, a partir da 14h30, as atividades ficarão concentradas no Lago Municipal.

 

3ª Caminhada

Neste ano o ponto de encontro para a 3ª Caminhada do Dia D de mobilização social no controle das arboviroses será no quiosque do Lago Municipal, a partir das 14h30, com abordagens diretas, panfletagem, demonstração de maquetes, ciclo de vida do vetor, bem como atividades lúdicas, que contarão com o apoio do Comitê de Combate ao Aedes de Cascavel, composto por diversos órgãos e secretarias do Município.

"Lembramos que a participação popular é de extrema importância para o controle do mosquito Aedes aegypti, sendo fundamental para esse enfrentamento que todos assumam sua parcela de responsabilidade, considerando que o vetor é domiciliar e a forma mais eficaz de evitar seu surgimento é eliminando criadouros", destaca a diretora da Vigilância em Saúde da Sesau, Beatriz Tambosi.

Orientação

A Secretaria de Saúde recomenda a todos os participantes da caminhada levarem garrafas de água em virtude do clima seco e do calor.