Agronegócio

Cultivo do abacaxi é tema de workshop on-line

Para discutir o mercado e aspectos da produção, será realizado um workshop on-line sobre o tema

Cultivo do abacaxi é tema de workshop on-line

A produção de abacaxi pode ser uma opção lucrativa para muitos agricultores. Atualmente a área com a fruta no Paraná é de 585 hectares concentrados principalmente no Noroeste do Estado. Para discutir o mercado e aspectos da produção, será realizado um workshop on-line sobre o tema. Serão três módulos transmitidos pelo canal do IDR-Paraná no Youtube nos dias 10, 17 e 24 de setembro, a partir das 9h.

A iniciativa é da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná), Ceasa/PR (Centrais de Abastecimento do Paraná) e do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater).

A cultura do abacaxi exige algumas práticas de manejo de solo e das plantas para alcançar o resultado esperado. De acordo com Sílvio Ferrari, do IDR-Paraná dos municípios de Dourtor Camargo e Maringá, a margem de lucro da cultura é grande, quando comparada a de outras lavouras.

Segundo levantamentos dos extensionistas do IDR-Paraná, a receita média de um hectare de abacaxi é de R$ 40 mil, contra um custo de R$ 23,5 mil. “Poucas atividades na agricultura dão esse lucro”, observou Ferrari.

OPORTUNIDADE – Os plantios no Estado vêm apresentando produtividade entre 30 e 40 toneladas por hectare. As variedades Pérola, Jupi e Smooth Cayenne são as mais plantadas, mas a Embrapa vem divulgando novas cultivares. Santa Isabel do Ivaí e Santa Mônica são os municípios onde o cultivo da fruta está mais desenvolvido. “O abacaxi adapta-se bem a solos arenosos e argilosos, desde que não sejam compactados e que tenham boa fertilidade”, explicou Ferrari.

Ele acrescentou que a qualidade das mudas é fundamental para o sucesso do plantio e que os principais problemas enfrentados pelos produtores são a fusariose, doença fúngica, e a cochonilha, uma praga que ataca os pés de abacaxi.

“Daí a importância de o produtor adotar boas práticas de manejo”, explicou. Ferrari lembra ainda que, devido ao clima do Paraná, os produtores conseguem programar a produção para o primeiro semestre do ano. Dessa maneira, obtêm preço médio mais alto em virtude da baixa oferta da fruta no País nesse período.

ABACAXI NO MUNDO – A Nigéria é o país com maior área de plantio de abacaxi. São 200 mil hectares, mas a produtividade fica abaixo de 10 ton/ha. A Costa Rica é o maior produtor mundial da fruta, com 3,4 milhões de toneladas, seguida das Filipinas (2,7 milhões) e do Brasil (2,6 milhões). A área brasileira chega a 71,5 mil hectares e alguns produtores da Bahia colhem até 60 ton/ha.

Quase toda a produção do Brasil é destinada ao mercado interno. Entretanto, no primeiro trimestre do ano passado o País exportou 265 toneladas de abacaxi, enquanto que no mesmo período deste ano as vendas para o exterior somaram 505 toneladas, segundo dados da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados. O mercado externo, com melhores preços, é um filão a ser explorado pelos produtores.