Cotidiano

Copacol tem projeção de abater 20 milhões de tilápias neste ano

Produção de peixes deve aumentar 21% em comparação ao ano passado

Cafelândia – A projeção para 2015 é de que 20 milhões de cabeças de tilápias sejam entregues ao abatedouro de peixes em sistema integrado mantido pela Copacol. O volume é 21% maior do que a quantidade de carne abatida no ano passado.

A criação de tilápias em tanques tem ganhado destaque na região Oeste e hoje 170 produtores apostam nessa atividade. O volume de 9.021.729 quilos de peixes abatido em 2013 subiu para 11.463.634 em 2014.

Segundo o supervisor de piscicultura da Copacol, Mauricio Luiz Kosinski, o desafio até 2018 é duplicar o volume da produção diária no abatedouro.

“Esperamos chegar ao abate de 140 mil cabeças de tilápias ao dia totalizando 100 mil quilos de carne para a venda”, afirma. Atualmente, a média de abate é de 67 mil cabeças/dia e até o fim deste ano deve chegar a 70 mil.

Os produtores integrados ao sistema recebem todos os insumos da cooperativa para iniciar os trabalhos em sua propriedade.

“Oferecemos os alevinos, a ração e organizamos toda a cadeia produtiva: logística, abate, processamento e comercialização. Ao produtor cabe fornecer a estrutura, mão de obra e a energia elétrica “, comenta o supervisor.

Para se tornar um integrado é preciso disponibilidade de água para a piscicultura, com renovação de pelo menos 5% ao dia; área mínima de cinco mil metros quadrados; atender as orientações técnicas; possuir licenciamento ambiental e produzir exclusivamente para a integração Copacol.

(Com informações de Romulo Grigoli)