Cotidiano

Cooperação com Coreia do Sul pode ajudar na revitalização do Rio Iguaçu

Proposta foi apresentada pela vice-governadora ao embaixador da Coreia do Sul no Brasil

Curitiba – A experiência da Coreia do Sul em recuperação de rios urbanos poderá ser aplicada no projeto do Governo do Paraná de revitalização da bacia do Rio Iguaçu. A proposta de cooperação técnica foi apresentada na quarta-feira (22) pela vice-governadora e coordenadora do comitê estratégico de revitalização do Rio Iguaçu, Cida Borghetti, ao embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong-Gwa Lee.

Segundo Cida Borghetti, o Paraná quer implantar projetos semelhantes aos realizados na revitalização de bacias hidrográficas urbanas sul-coreanas. Um exemplo citado é o trabalho feito no Rio Cheonggyechon, em Seul.

“A Coreia do Sul promoveu uma transformação ambiental e urbana devolvendo qualidade de vida aos moradores de Seul. O trabalho é considerado uma referência mundial e gostaríamos de aproveitar essas boas experiências aqui no Paraná”, afirmou Cida.

O embaixador Jeong-Gwa Lee manifestou interesse na cooperação e afirmou que a embaixada fará contatos com órgãos técnicos do governo sul-coreano e empresas para estabelecer as parcerias.

A bacia do Rio Iguaçu é a maior do Estado, servindo para geração de energia elétrica, desenvolvimento agrícola e industrial e onde está ainda uma das primeiras unidades de conservação do país, o Parque Nacional do Iguaçu. Porém, é no trecho mais urbanizado, de Curitiba e Região Metropolitana, que consiste o interesse do Governo na parceria técnica com a Coreia do Sul.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)