Variedades

Como conquistar um estilo retrô sem encher a casa de móveis antigos

Diferentes materiais, cores e texturas podem dar um charme para a casa com decoração de décadas atrás

Uma casa com estilo retrô pode ser extremamente charmosa e ao mesmo tempo moderna. Engana-se quem pensa que o design elegante é só aquele formado por peças atuais e futurísticas, embora essa também seja uma opção muito em voga para tornar os ambientes mais charmosos. Deixar a casa com um estilo retrô, contudo, não significa lotar os cômodos de móveis antigos. É possível fazer esse tipo de decoração sem abusar dessa estética.

Primeiramente, é importante distinguir o estilo vintage do estilo retrô. Enquanto o primeiro faz uso de peças, móveis e objetos utilizados em décadas passadas, o segundo usa itens que se assemelham muito aos de décadas anteriores e são produzidos até hoje, de forma repaginada e moderna, para compor o design de uma casa ou apartamento. Para começar, você pode optar por móveis de madeira.

Se deseja fazer da sua casa um local com características antigas, aposte nesse material para as cadeiras, poltronas, mesas e estantes. A madeira dá sensação de acolhimento e conforto para os ambientes da sua casa, seja o quarto ou a sala. Os móveis envelhecidos podem dar um grande charme para delinear essa proposta. Também invista em acessórios característicos de décadas passadas, como rádio e aquele telefone antigo de discar.

Se você simpatiza com o movimento “faça você mesmo” (do it yourself), ficará ainda mais divertido fazer modificações em móveis e restaurar alguns itens que você tem em casa. Para tanto, além de ter algumas noções de habilidades manuais, você terá que ter ferramentas como uma lixadeira. Ela é necessária para restaurar algum móvel ou modificar o ambiente – nesse caso, deixá-lo com características retrô. Esse tipo de ferramenta pode lixar e polir materiais como madeira, plástico, gesso e até metal.

Um item que está em alta nos últimos anos para compor o estilo retrô são os pés palito. Sabe aquela base de móveis com pés levemente inclinados para fora? Ela pode fazer parte de pufes, racks, poltronas e cômodas. É um pequeno detalhe que não sobrecarrega o ambiente e o deixa com cara de anos 1950. É uma ótima alternativa para deixar o cômodo despojado e charmoso. Não tenha medo de usar a criatividade no mobiliário ou nos demais itens para decorar o ambiente.

Para o estilo retrô, é comum o uso de materiais diferentes nos móveis e nas peças que decoram o local. O objetivo é ter diferentes padrões e texturas nos cômodos da casa. A mistura de elementos deixa a residência com muitos contrastes, mas também com um visual único e com um colorido especial.

A criatividade também se expressa nas cores utilizadas durante o projeto. Não existe um padrão, e você pode combinar tons frios e quentes em um mesmo ambiente. Preto, branco e vermelho são ideais para quem quer uma decoração mais sóbria, mas você também pode incluir azul, amarelo, verde, lilás, entre outras tonalidades. Seja livre para inovar e ousar na paleta de cores da sua casa. Esse estilo tem influência da pop art e aposta na combinação descontraída de tons.

Se você quer brincar ainda mais com o estilo retrô e a sensação de estar em décadas passadas, inclua quadros com fotos e imagens de personalidades antigas e propagandas de produtos e marcas do outro século. Para deixar o ambiente ainda mais divertido, use a moldura em todas as imagens e deixe os quadros em diferentes locais e alturas, como na parede ou apoiado em estantes.

Por fim, outra dica é comprar papéis de parede coloridos e estampar tecidos de almofadas com imagens geométricas. No caso dos papéis de parede, você pode instalá-los na sala de estar, de jantar e no quarto. Lembre-se sempre de não pecar pelo excesso – tente intercalar as cores vibrantes com cores neutras, independentemente de qual for o cômodo.

Na cozinha, você pode incrementar o ambiente com utensílios e objetos antigos, assim como decorá-lo com os característicos azulejos. Dê asas à sua imaginação e monte sua casa no estilo retrô com essas dicas. Ela pode ter um visual clássico e ao mesmo tempo moderno, com toques individuais de sua personalidade. Com certeza você conseguirá fazer uma decoração retrô sem necessariamente encher a casa de móveis antigos.