Cotidiano

Com rodadas de negócios e plataforma digital, Paraná promove missão comercial inédita em Dubai

Com rodadas de negócios com investidores internacionais e nova plataforma online e bilíngue que apresenta empresas da comitiva, Paraná espera gerar novas conexões e atrair novos investimentos e clientes

Com rodadas de negócios e plataforma digital, Paraná promove missão comercial inédita em Dubai

A maior comitiva comercial paranaense dos últimos 30 anos inicia, neste domingo (10), sua missão na cidade para onde estão voltados os olhos do mundo: Dubai, nos Emirados Árabes Unidos — sede da exposição Expo Dubai 2020, inaugurada em 1º de outubro. Com o Paraná no foco do Pavilhão do Brasil entre os dias 10 e 16 deste mês, a missão Paraná Business Experience surgiu para expandir as oportunidades de negócio geradas no período.

Com rodadas de negócios com potenciais investidores e uma nova plataforma online que apresenta as empresas da comitiva, o Paraná espera gerar conexões e atrair investimentos e clientes internacionais. O evento é realizado pela Paraná Metrologia em parceria com a Invest Paraná, autarquia responsável pela atração de investimentos no Estado, e apoio do Sebrae e do Governo do Estado.

As rodadas de negócios acontecerão nos dias 11 e 12 de outubro no hotel Crowne Plaza. Lá, as empresas farão apresentações e reuniões com potenciais interessados. Entre os países que já confirmaram presença, estão Egito, Arábia Saudita, Itália e Emirados Árabes Unidos.

Giancarlo Rocco, diretor de Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, explica que o evento foi pensado para potencializar ao máximo as oportunidades da Expo Dubai 2020, que espera 25 milhões de visitantes ao longo de seis meses – o equivalente ao público de uma Copa do Mundo por mês.

“Desde 2019 nós saímos do Brasil para fazer missões comerciais e levar para fora as oportunidades do Estado, eventos de um dia, chamados Paraná Day. A Business Experience é uma jornada de uma semana, em que trazemos nossas empresas para apresentar de forma fortalecida. Deixamos o palco preparado para todos se apresentarem. É o momento em que nos mostramos comercialmente para o mundo”, explica Rocco.

A comitiva paranaense chegou a Dubai nessa quinta-feira (7), e já registrou novas solicitações de contato a partir de câmaras de comércio que desejam reuniões privadas com os empresários paranaenses.

Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, aponta que a expectativa é receber cerca de 70 investidores. “A procura está sendo muito boa. A cereja do bolo é o agronegócio e a indústria de alimentação. Muitos estão nos procurando para falar sobre esse setor. Mas também há bastante procura na área de bem-estar, principalmente em vitaminas, medicamentos e cosméticos”, conta.

PLATAFORMA DE MARKETPLACE – Além das rodadas de negócios, a Invest Paraná lança durante a missão o Paraná BX Market Place, uma plataforma online em inglês que dá visibilidade a empresas e entidades paranaenses que desejam gerar novos negócios.

Na prática, a plataforma integra, no mesmo site, uma página personalizada para cada empresa ou órgão. Ela compila informações de contato, história, produtos e dados relevantes, além de vídeos e fotos de apresentação da marca.

Desenvolvida pelo Governo do Estado, a iniciativa é lançada com as mais de 50 empresas que estão presentes na missão. O site tem caráter permanente, podendo abarcar novos interessados no futuro.

“Criamos um marketplace no qual toda empresa vai poder subir o que ela faz e quais são seus produtos, criando uma prateleira infinita para o empreendedor. Essa plataforma nasce para a ExpoDubai, mas vai nos acompanhar sempre que estivermos fora do Paraná. É um catálogo das empresas que conhecemos”, explica Eduardo Bekin.

Dentro da plataforma, as empresas são categorizadas por segmento. São 14 setores contemplados: indústria, entidades governamentais, agronegócio, setor automotivo, finanças, energia, entidades e consultorias, alimentação e bebidas, tecnologia da informação e comunicação, infraestrutura, logística, imobiliária, bem-estar, e madeira, papel e celulose.

“O marketplace é um legado que vamos deixar para os investidores e para o Paraná”, acrescenta Bekin.

AGENDA – A agenda oficial da comitiva começa neste sábado (9) com um reunião com países árabes para facilitar intercâmbios culturais e visitas em berços de tencologias do Estado (Tecpar, por exemplo), e trazer grupos de empresários e governos dos países interessados para conhecer os parques tecnológicos do Paraná.

No dia 10, será realizada a cerimônia de abertura da semana do Paraná no Pavilhão do Brasil e a primeira apresentação do espetáculo de projeção mapeada que integra a programação do Estado no local.

Nos dias 11 e 12 acontecem as rodadas de negócios do Business Experience. Ao longo dos dias 13 e 14, estão previstas visitas a outros pavilhões da Expo Dubai, além da participação no evento internacional Global Forum Africa, que reúne investidores de diferentes países africanos.

 

Missão oficial foi lançada no Palácio Iguaçu, em setembro. Foto: Jonathan Campos/AEN

EXPO DUBAI – A Expo Dubai 2020 é realizada entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022, com a participação de mais de 190 países em 181 dias de evento. A edição tem como tema a frase “Conectando Mentes, Criando o Futuro”. Os países participam com pavilhões que representam suas nações, divididos em três distritos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade.

O Pavilhão do Brasil, que integra a área da sustentabilidade, tem 4,4 mil metros quadrados. O Paraná é o primeiro estado a assumir o espaço brasileiro na feira, que tem como objetivo mostrar o desenvolvimento tecnológico dos países e discutir as perspectivas do futuro da sociedade.

O conceito da exposição paranaense é batizado de “Wow! All Around”, frase em inglês equivalente a “surpresa por toda parte” e que sugere as diversas formas de encantamento que o Estado pode proporcionar a quem o conhece.

Isso toma forma através de um espetáculo artístico dividido em 18 atos que englobam diferentes aspectos da história. A história começa com o descobrimento do Paraná através do Litoral, e segue de Leste a Oeste, do Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu. Assim, os atos do espetáculo destacam diversas qualidades do Estado, como sua natureza, cultura, indústria, agronegócio, indústria, logística, educação, entre outros.

(Agência Estado)