Cotidiano

Com 20 mil procedimentos mensais, Cascavel é referência em saúde bucal no serviço municipal

São cerca de 200 profissionais atuando em 56 novos consultórios nas unidades de saúde

Com 20 mil procedimentos mensais, Cascavel é referência em saúde bucal no serviço municipal

Os investimentos em saúde bucal em Cascavel têm proporcionado à população atendimentos em  modernos consultórios que constam com equipamentos de última  geração e profissionais qualificados para as demandas dos pacientes.

São  cerca de 200 profissionais atuando em 56 novos  consultórios nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)e Unidades Saúde da Família (USF) que realizam cerca de 6,5 mil atendimentos por mês, totalizando 20 mil procedimentos odontológicos mensalmente. “Nós renovamos 100 por cento dos equipamentos, dos conjuntos odontológicos nas USF e UBS e, temos planos de expansão para novas unidades, porque entendemos que a boa saúde começa pela saúde bucal. Nós somos referência em  saúde bucal, tanto é que em 2018 Cascavel conseguiu o segundo lugar nacional em decorrência dos investimentos realizados nos serviços oferecidos à população. Este reconhecimento veio do Conselho Federal de Odontologia”, disse o prefeito Paranhos, durante solenidade na Univel, quando  aconteceu a inauguração do Centro Odontológico daquela instituição. “O que temos de excepcional em Cascavel é maturidade das instituições e entidades, o poder público não consegue sozinho atender a demanda que a nossa população tem, e estas parcerias garantem atendimentos de qualidade desafogando o serviço público, completou.

Para o gerente da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Shady Yassine, “os investimentos na  saúde bucal a partir de 2017 avançaram e seguirão avançando, pois naquele momento nós entendíamos que era necessário reformular as clínicas odontológicas na atenção primária, além de criar o novo centro de especialidade municipal – CEO Municipal, o qual foi inaugurado no ano de 2018. Uma mudança e investimentos que  deixaram de ser feitos por  muitos anos e nos renderam em 2018 o reconhecimento como a melhor saúde bucal do Paraná, com Municípios até 300 mil habitantes e nos credenciou  a etapa nacional onde ficamos em segundo lugar com prêmios concedidos pelos Conselhos Regional e Federal de Odontologia”.

O reconhecimento

Primeira colocada do Paraná e segunda do Brasil na categoria até 300 mil habitantes, Cascavel foi reconhecida em 2018 no Prêmio Nacional CFO(Conselho Federal de Odontologia) de Saúde Bucal dentre os municípios que valorizam o atendimento de saúde bucal no Brasil.

Os Prêmios Regional e Nacional dos Conselhos Regional e Federal de Odontologia de Saúde Bucal foram criados para premiar os municípios que mais investiram em Saúde Bucal. Ele é balizado por critérios objetivos que permitem o comparativo com maior grau de precisão.

A avaliação desta edição foi feita com base nos investimentos em políticas públicas.

Univel

O Centro Odontológico da Univel conta com 20 cadeiras para atender até 40 pacientes por dia e equipamentos como raio-x e profilaxia. “E, tudo estará à disposição dos nossos pacientes que  serão atendidos por estudantes , professores e monitores. Queremos oferecer não apenas um ensino de qualidade mas também um atendimento de excelência para a nossa comunidade”,  disse o reitor da Univel, Renato Silva.