Opinião

Coluna OAB: Primeira Vara Cível, atualização cadastral, mediadores e conciliadores

Coluna OAB: Primeira Vara Cível, atualização cadastral, mediadores e conciliadores

Primeira Vara Cível

Desde que foi estatizada, a 1ª Vara de Família da Comarca de Cascavel perdeu muitos funcionários e o TJ-PR não destinou mais servidores para suprir a deficiência e dar conta da demanda. A partir de 2019, a OAB manteve reunião com a juíza responsável pela unidade e encaminhou pleitos à Corregedoria do TJ-PR, mas, até então, nada de efetivo foi feito. Diante desta circunstância, a OAB-Cascavel, por meio da Comissão de Defesa de Prerrogativas Profissionais, encaminhou ofício ao TJ-PR, pedindo providências urgentes a respeito.

 

Insustentável

De acordo com o advogado Alessandro Rosseto, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais da OAB-Cascavel, na situação de pós-pandemia, o problema na 1ª Vara da Família agravou-se ainda mais e se encontra em nível insustentável para a advocacia e jurisdicionados, justo quando houve aumento das demandas envolvendo alimentos, divórcios, partilhas, medidas cautelares por violência doméstica e outras.

 

Atualização cadastral

Até o dia 25 de junho ocorre a atualização cadastral da advocacia paranaense. Manter as informações pessoais e profissionais atualizadas no cadastro da OAB Paraná é fundamental para garantir um relacionamento eficiente entre a Seccional e cada advogado inscrito na instituição. Entre outras facilidades, possibilita que os profissionais recebam o Jornal da Ordem, comunicações de eventos, cursos, palestras, campanhas e benefícios. Além disso, possibilita a localização, pelo site da Seccional, do endereço profissional por pessoas interessadas em contratá-lo.

 

Mediadores e conciliadores

O dia 5 de maio, quarta-feira, foi uma data especial para parabenizar todos os medidores e conciliadores pelo valoroso e importante trabalho que prestam na resolução de conflitos. Este é primeiro ano que essa data é comemorada, pois ela foi estabelecida no calendário oficial do Paraná por meio da Lei Estadual Nº 20.231/2020, de autoria do deputado estadual Gilson de Souza, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Paraná e sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

Dia das Mães

O Dia das Mães está aí. Para celebrar a data, a OAB-Cascavel, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados, está promovendo uma campanha de descontos no comércio para você não deixar passar em branco esse momento tão especial. São descontos diversos, nos seguintes estabelecimentos comerciais: Raphaella Booz Cascavel, Sartori Noivas e Festas, Óticas Diniz, Felipe Soares – o Cortador, Santa Lolla, Dumond e JB Cascavel.

 

De frente com a CAI

A Comissão da Advocacia Iniciante da OAB-Cascavel realiza no dia 12 de maio, quarta-feira, às 18h30, a live “De frente com a CAI – Honorários: precificação, tabela e contratos”, que contará com a presença do advogado Paulo Roberto Pegoraro Junior, vice-presidente da Subseção. A live será transmitida ao vivo pela plataforma do Zoom e pelo Youtube da ESA Cascavel. Para participar acesse os seguintes links: Zoom https://oabpr-org-br.zoom.us/j/95516224598 (ID da reunião: 955 1622 4598) e YouTube https://tinyurl.com/yyphwk45.

 

Doe sangue

A Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-Cascavel alerta: poucos atos são mais generosos do que doar sangue. A cada bolsa coletada, até quatro vidas podem ser salvas. A coleta é segura, feita com material descartável, estéril e de uso clínico. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. Mais informações pelos telefones (45) 3226-4549 (Hemocentro) e (45) 3225-2120 (Banco de Sangue).