Opinião

Coluna OAB Cascavel: Centro de convivência, feminismo e advocacia

Coluna OAB Cascavel: Centro de convivência, feminismo e advocacia

Centro de Convivência

Revitalizado e reformado, o Centro de Convivência dos Advogados da OAB-Cascavel e da Caixa de Assistência dos Advogados, localizado no Bairro Pioneiros Catarinenses, está de cara nova. Obras significativas foram realizadas, como novo playground, reforma na cancha poliesportiva, melhorias no campo de futebol e na estrutura da churrasqueira, entre outras. Aos poucos, com o recrudescimento dos números da pandemia e mediante decretos que regulamentam atividades coletivas, as atividades esportivas vão sendo retomadas no espaço, que, em breve, receberá novas melhorias e investimentos.

 

Feminismo e advocacia

A OAB-Cascavel participou na segunda-feira do 1º Encontro Regional de Comissões das Mulheres Advogadas, com o tema Feminismo e Advocacia. A organização do evento esteve a cargo da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB-PR, com apoio das comissões da Mulher Advogada das Subseções do Estado, entre elas a de Cascavel, e apoio da ESA (Escola Superior de Advocacia). Uma das palestrantes foi a advogada cascavelense Juliana Prezotto.

 

Medicina e Direito

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), por intermédio da Delegacia Regional de Cascavel, com apoio da OAB-Cascavel, realizou no dia 28 de abril a palestra on-line “Responsabilidade Civil Médica na relação médico-paciente”. A iniciativa faz parte do projeto de Educação Médica Continuada (EMC) do CRM-PR e tem por finalidade informar o médico da responsabilidade civil que ele possui na relação com o paciente. O evento contou com a participação do advogado Paulo Roberto Pegoraro Júnior, vice-presidente da Subseção.

 

Execução fiscal

O professor Helton Kramer Lustoza, procurador do Estado do Paraná, especialista em Direito Tributário e mestre em Direito Constitucional, comanda nos dias 14, 15, 21 e 22 de maio o curso intitulado “Temas avançados de execução fiscal e processo tributário”. A iniciativa é da Comissão de direito Tributário da OAB-Cascavel, com apoio da ESA (Escola Superior de Advocacia) e Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Inscrições devem ser feitas pelo site http://esapr.oabpr.org.br. Mais informações pelo telefone (41) 3250-5750.

 

Agronegócio

Com a finalidade de garantir segurança jurídica para os negócios envolvendo o campo, a Subseção da OAB-Cascavel criou, em 2019, durante a realização do Show Rural Coopavel, a Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio, hoje presidida pela advogada Carla Viviane Baptista. Ela concedeu entrevista ao portal Sou Agro, da jornalista Sirlei Benetti, que pode ser conferida pelo site https://souagro.net.

 

Autismo

A Comissão de Direito da Saúde da OAB-Cascavel realiza no dia 30 de abril, sexta-feira, a partir das 18h30, pelo Zoom, o evento “Reflexões sobre o autismo e seus impactos jurídicos”, em parceria com a ESA-Cascavel (Escola Superior de Advocacia) e Caixa de Assistência dos Advogados. Os palestrantes são Ana Carolina Sella, Renata Farah, Leonardo Bertoli Kriger e Bruno Pellizzetti.