Esportes

Coluna Conexão Esporte: Fim da dança?

Coluna Conexão Esporte: Fim da dança?

Se você costuma ler o que escrevo aqui todos os dias, já deve ter se deparado com várias colunas sobre a demissão de técnicos, às vezes invictos. Pois bem, a nova norma ditada pela CBF pretende colocar um fim na dança dos técnicos no futebol brasileiro, o que vai exigir mais organização administrativa e planejamento financeiro por parte de quem dirige os clubes.

Assim como se reduz a possibilidade de técnicos serem mandados embora em curto espaço de tempo, também dá uma segurada naqueles técnicos que adoram pular de galho em galho sempre que surge uma proposta financeira um pouco melhor. O campo da especulação fica mais restrito.

Imagino que a solução adotada será ter um bom técnico fixo, talvez atuando como auxiliar, e o técnico contratado para a temporada que pode sair a qualquer momento. A verdade é que não se tem muito poder de troca.

Nas minhas contas, dará um pouco mais de tranquilidade para os profissionais trabalharem, exigirá um pouco mais de paciência de dirigentes e torcedores e, também, segura a onda de muito grupinho de jogador que gosta de “derrubar técnico”. Se jogar mal, o cara continua igual.

 

Escolinha do VAR

Outra ação anunciada foi a criação do Ceab (Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira), com ambientes para desenvolvimento de novos projetos e treinamento e as salas de árbitro de vídeo (VAR) centralizadas. Com isso, já ficou confirmada a continuação do VAR durante o Campeonato Brasileiro. O Ceab será montado junto ao prédio da CBF.

 

Não para

A mensagem aos dirigentes foi bem clara: o futebol não para durante a pandemia. Isso ficou explícito em parte da reunião em que Manoel Flores, diretor de competições da CBF afirmou três pilares do Brasileirão: os mandos de campo serão remanejados caso o município ou estado de origem esteja impedido de receber os jogos, os estádios seguem sem a permissão de público nas arquibancadas e as equipes precisam ter um número mínimo de 13 atletas com exames negativos para irem a campo.

 

Bom teste

Acredito que teremos um jogo de alto nível na noite de hoje em Laranjeiras do Sul. Dois times com bons profissionais em quadra e duas diretoras que levam o futsal a sério. Não tenho dúvidas de que o Operário Laranjeiras estará nos playoffs do campeonato e será um adversário duro, principalmente jogando em seus domínios. Pelas entrevistas dos jogadores do Cascavel Futsal, o nível de atenção será redobrado.

 

Retorno

O Cascavel Clube Recreativo segue repatriando integrantes do elenco vice-campeão em 2018. Depois do lateral Adriano, agora foi a vez do meia Rildo acertar o retorno ao time. Ele já chega para ser titular na partida de amanhã, diante o Coritiba. Também, ontem, foi anunciada a nova comissão técnica, com Luis Carlos Cruz (técnico), Arthur Vaz (auxiliar técnico), Trentin (preparador físico) e Nykanor Júnior (treinador de goleiros).

 

Triste

Mais um dos profissionais do esporte foi vítima da covid-19. Ontem, foi confirmado o falecimento do técnico de futsal Marcio Fuzer, o Mela, que realizou um grande trabalho com o futsal feminino e revelou algumas atletas para a seleção brasileira de surdas. Ultimamente, Marcio estava residindo em Nova Aurora.