Esportes

Coluna Bandeirada do dia 5 de fevereiro de 2019

Marcos Fernandes quer vitória na abertura da temporada de kart

Campeão da Copa Brasil em 2016 e vice-campeão paranaense em 2018, Marcos Fernandes dos Santos quer vitória na abertura da temporada 2019 de kart. O piloto da equipe JFS Guindastes será um dos representantes de Cascavel na categoria Sênior A na etapa de abertura do Campeonato Metropolitano de Cascavel, a ser disputada nos dias 15 e 16 deste mês, no Kartódromo Delci Damian.

Mesmo com muitas atribulações para atender seus clientes no Show Rural, Marcos Fernandes não interrompe os treinos e estará na pista no fim da tarde de amanhã. “Será importante iniciar a temporada com vitória. Assim teremos maior tranqüilidade para as etapas seguintes, quando deverão participar muitos competidores de outros estados, que deverão participar do Metropolitano para se preparem para o Campeonato Brasileiro. Até os treinos que realizamos foram proveitosos e nos deixam animados”, acentua Marcos Fernandes.


Augusto Farfus faz boa estreia no GT Cahllenge

Menos de uma semana após ser campeão da categoria GTLM nas 24 Horas de Daytona, Augusto Farfus participou na Austrália das 12 Horas de Bathurst, domingo, válida pela primeira etapa do Intercontinental GT Challenge (IGTC) – campeonato que o piloto de Curitiba também vai disputar de forma regular em 2019.

Integrando o trio do BMW Team Schnitzer, ao lado de Martin Tomczyk e Chaz Mostert, Farfus fez uma grande corrida de recuperação, chegou a assumir a liderança por algumas horas e fechou a corrida no top-5, a bordo da BMW M6 GT3 #42.

A prova começou às 5h35 no horário local australiano, quando ainda estava escuro. O trio largou em 15º, após dificuldades com o balanço no carro na classificação, realizada por Mostert no dia anterior. Porém, logo nas primeiras horas, com uma estratégia acertada, eles conseguiram recuperar terreno de forma contundente. Augusto foi o segundo a assumir o volante da BMW nº 42 e alcançou o primeiro lugar, liderando até a quarta hora da corrida, aproximadamente.

As altas temperaturas, ultrapassando os 37ºC, foram um dos grandes desafios, pois interferiram mais do que o esperado na performance do carro e o ritmo não era igual aos dos ponteiros. Mesmo assim, o trio se mostrou competitivo, brigando por um lugar no pódio da disputa no traçado extremamente técnico de 6.123 metros nas montanhas do Circuito de Mount Panorama, terminando em quinto lugar e somando importantes pontos para o campeonato, que tem mais quatro etapas ao longo do ano.

Após a maratona de duas provas de longa duração, num total de 36 horas de corridas nos últimos 15 dias, Farfus agora retorna à Europa por alguns dias.

Já os próximos desafios do brasileiro serão nos Estados Unidos, primeiro pelo WEC (Campeonato Mundial de Endurance da FIA), com as 1000 milhas de Sebring, de 13 a 15 de março, e depois as 8 Horas da Califórnia, em Laguna Seca, pelo IGTC.

Augusto Farfus chegou a liderar boa parte da corrida australiana / Foto: Divulgação


Kiko Porto

Foram dois dias intensos de muito trabalho e dedicação na pista do Houston Motorsports Park, no Texas, Estados Unidos. O pernambucano Kiko Porto (Petromega/BF/DE Force Racing/Speed Group) esteve a bordo do Fórmula 4 da equipe DEForce fazendo testes, com o objetivo de se preparar para temporada 2019 da categoria FIA (Federação Internacional de Automobilismo) Americana. Kiko volta a fazer testes no F-4 nos dias 11 e 12 de abril. A abertura da temporada será no dia 20 de abril, na pista do Road Atlanta, na cidade de Braselton, no Estado Americano da Geórgia.

Musa do Rali

Foi dada a largada para a 22ª edição do Rali de Erechim! Mas calma, ainda não é para roncar os motores e sim um grande concurso de beleza, que vem se tornando tradicional dentro do evento. Trata-se do concurso Musa do Rali, que tem inscrições abertas até o próximo dia 15. As garotas interessadas em participar devem buscar a ficha de inscrição na loja Elite Materiais de Higiene e Limpeza, na Rua Saule Pagnoncelli, 22, Centro de Erechim, em horário comercial.

Treinos

Os treinos no Kartódromo Delci Damian, em Cascavel, recomeçam amanhã. A expectativa é de que mais de 20 kartistas treinarão no fim de semana. Foz do Iguaçu deverá ter cinco representantes.

Deu Brasil na abertura do WSK

Atual campeão brasileiro de kart, Rafael Câmara conquistou seu primeiro troféu em 2019 ao vencer a etapa de abertura do WSK Super Master Series em Adria, na Itália. O piloto pernambucano triunfou na Pré-Final e também na Final da OK Júnior, categoria que abrangeu mais de 70 pilotos entre 12 e 14 anos. O World Series Karting é uma das principais competições do kartismo mundial e nessa liga já passaram grandes nomes do automobilismo como Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Nico Rosberg e Max Verstappen, além de vários outros talentos do esporte a motor. A segunda etapa será disputada de 21 e 24 deste mês.

Lucas Kohl disputará a Indy Lights

Terceiro colocado na temporada 2018 da USF2000, o gaúcho Lucas Kohl assinou contrato com a Belardi Auto Racing para correr na Indy Lights em 2019, a principal porta de acesso para a Indy. O pilotou comemorou o acerto e já está focado para iniciar os trabalhos com a nova equipe, que é uma das principais da categoria. “Será uma oportunidade única e uma grande experiência poder disputar a temporada da Indy Lights com a Belardi”, diz Kohl. A abertura da temporada 2019 da Indy Lights será de 8 a 10 de março nas ruas de São Petersburgo, na Flórida.