Esportes

Coluna Bandeirada do dia 20 de dezembro de 2018

Brasil terá 11 representantes no Rali Dakar

A 41ª edição do Rali Dakar será toda disputada no Peru. A competição começa no dia 6 de janeiro e vai até o dia 17, com um percurso de 5 mil quilômetros, divididos em dez etapas.

O Brasil terá 11 representantes, entre pilotos e navegador, competindo nas categorias Motos e UTVs.

Na categoria Motos, competindo com KTM 450 estarão os estreantes Marcos Colvero e Lincoln Berrocal. Já na categoria UTVs, todos competindo com Can-Am Maverick X3, estarão Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, Bruno Varela/Maykel Justo, Cristian Baumgart/Beco Andreotti, Marcos Baumgart/Kleber Cincea e Lourival Roldan, que será o navegador do piloto português Miguel Jordão.


Hoje é o Dia do Mecânico

Os mecânicos, chamados por algumas pessoas de “médicos dos carros”, comemoram seu dia em 20 de dezembro. São responsáveis por consertos e manutenções preventivas de veículos e equipamentos motorizados, mas o trabalho vai muito além das portas de uma oficina. Eles também atuam em indústrias, na reparação e na modificação de pequenas e grandes aeronaves. No automobilismo, o mecânico é muitas vezes o fator determinante para o sucesso de um piloto. Geralmente, as grandes invenções saem de suas cabeças.


Ton Kawakami representará o Brasil no Mundial de Superbike

A temporada 2019 do WorldSSP300 promete fortes emoções. Principalmente para os brasileiros, que agora terão um piloto como representante nesta que é uma das competições mais acirradas que existem no cenário mundial.

Defendendo as cores do País e da Yamaha Motor do Brasil, Ton Kawakami é o novo piloto da MS Racing, equipe com suporte oficial de fábrica mais bem-sucedida dentre as equipes que competem de Yamaha YZF-R3, inclusive com um título mundial em 2017 e a com a melhor classificação entre as equipes que correram de Yamaha em 2018 no Mundial de Superbike SSP300.

A temporada 2019 do Campeonato Mundial de Superbike SSP300 terá sete etapas, e a primeira delas acontecerá em Aragão, Espanha, de 5 a 7 de abril.

Ton Kawakami utilizará uma Yamaha YZF-R3 equipada com o kit GTYR/ Foto:  Divulgação

Motocross

Os pilotos que pretendem participar de qualquer competição que tenha a homologação da Confederação Brasileira de Motociclismo em 2019 poderão fazer até amanhã o licenciamento do piloto com preço ainda de 2018. Com a licença em dia, o piloto poderá se antecipar e escolher o número de corrida de sua preferência, mediante disponibilidade no sistema. Os pilotos que competiram em 2018 já têm o número garantido para o ano seguinte. Já aqueles que tiveram filiação antes de 2017 precisarão escolher um novo número da sorte. Para esclarecer dúvidas ou ter mais informações o contato pode ser feito pelo telefone (67) 3306-0969 e pelo email [email protected].

Transcatarina

Os trabalhos da SC Racing à frente do Transcatarina 2019 já começaram e, semanalmente, uma novidade tem sido apresentada aos participantes. Da parte técnica do evento, as alterações no regulamento desportivo, logística e enquete para o show de encerramento… Organização e off-roaders têm trabalhado lado a lado na construção da 11ª edição que promete uma performance imbatível. De Fraiburgo a Blumenau… Aproximadamente 800 quilômetros serão percorridos em quatro dias (de 9 a 13 de julho) e a concentração de mais de 800 pessoas! E a SFI Chips confirmou que estará nesta caravana, com um fundamental apoio na força que movimenta está engrenagem.

Lucas Mendes

O fim da Copa São Paulo Light de Kart em sua 11ª edição foi bastante positiva para o jovem e competente piloto cuiabano Lucas Mendes (Tube/MCD/Oakley/Maresia/Cobra D’água/RR Racing), que chegou à rodada final brigando ainda pelo vice-campeonato em disputa realizada no Kartódromo Internacional de Aldeia da Serra, promovida pela RBC Preparações e Chancela da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo). Ele conquistou o terceiro lugar, com 108 pontos, dois a menos do vice-campeão Vinicius Tessaro.