Esportes

Coluna Bandeirada do dia 18 de dezembro de 2018

Batida tira título de Felipe Carvalho

Uma batida logo na primeira das quatro provas da última etapa do Turismo Nacional, o Campeonato Brasileiro de Marcas 1.6, disputada sábado, em Curvelo, Minas Gerais, tirou o título da categoria 2B do cascavelense Felipe Carvalho.

Felipe dominou todos os treinos e largou na pole position. Porém, logo no início da primeira prova sofreu uma batida de Ted Barbirato, o que fez com que o motor de seu carro quebrasse. Não houve tempo de recuperar o carro até a segunda prova e Felipe ficou fora. Retornou para ganhar a terceira e a quarta prova.

As emoções foram até as últimas voltas. Felipe liderava a quarta prova e o paraibano Carlos Machado estava em quarto. Essas posições davam o título ao cascavelense. No entanto, a duas voltas da bandeirada final, o terceiro colocado quebrou e Machado herdou o terceiro lugar, posição que manteve até a bandeirada, para conquistar o título. Machado levou o título para a Paraíba com 537 pontos e Felipe ficou com o vice-campeonato, ao somar 530 pontos.

Felipe lamentou a batida, mas reconheceu que fez um grande campeonato. “Foi uma pena o que aconteceu em Minas, mas fizemos um grande campeonato. Não participamos da etapa de Londrina e, mesmo assim, brigamos pelo título até a última prova da última etapa. Não faltou emoção e só tenho a agradecer à família, aos patrocinadores, aos amigos e a toda a equipe pelo belo trabalho”, disse Felipe Carvalho.

Paraná terá representante no Rali Dakar de 2019

O Rali Dakar 2019 promete fortes emoções, em especial para Lincoln Berrocal. O piloto curitibano de 60 anos realizará o sonho de participar da maior corrida off road do mundo, sendo o único representante do Estado. A 41ª edição da competição se inicia em 6 de janeiro e segue até o dia 17, com um percurso de 5 mil quilômetros, divididos em dez etapas, exclusivamente no Peru.

Para conquistar a vaga foi preciso muita dedicação. Apesar de ter uma história de sucesso no motociclismo, com dois títulos Brasileiros de Cross-Country, além de várias taças nos Paranaenses de Velocross, Cross-Country e Motocross, o empresário do ramo de joias não se dedicava a competições havia muito tempo, fazendo apenas algumas participações especiais em corridas da região.

“Eu precisei encarar o Dakar Series, uma espécie de seletiva ao redor do mundo, com provas que integram o Calendário Mundial de Rali Cross-Country. Participei de uma no Paraguai e duas na Argentina, não conseguindo completar nenhuma na América do Sul. Fui garantir minha vaga apenas no Marrocos, na África, após um grande esforço. Foi um verdadeiro teste para o que vem a seguir”, explica.

Desde então ele intensificou os treinos, fortalecendo a parte física e desenvolvendo a pilotagem com sua moto KTM 450 Rally, que enfrentará muita areia em cerca de 70% do trajeto. “Tenho ido ao litoral para treinar nas dunas, mas cuidando para não extrapolar meus limites. Busco apenas fazer o melhor que consigo. Preciso me preparar para as oito horas de prova por dia, altas temperaturas e fadiga muscular”, revela.

Sua expectativa é terminar todas as etapas sem penalizações. “O Dakar é o sonho de qualquer piloto. Eu não queria acabar minha carreira sem tentar, então, fui atrás e consegui. São 130 participantes de todo o mundo, dos quais 60 já são oficiais. Dá para imaginar o quão difícil foi ser habilitado. Estou muito feliz por estar entre esses números. Espero representar bem meu estado e meu país”, finaliza.

Lincoln Berrocal tem como meta terminar todas as etapas do Rali Dakar 2019, que será disputado no Peru/ Foto: Divulgação 

Bernardo Miola

Bernardo Miola é um dos representantes de Foz do Iguaçu que já confirmaram participação do Campeonato Metropolitano de Kart de Cascavel, que começa nos dias 15 e 16 de fevereiro. A competição servirá de preparação para o Campeonato Brasileiro, que será em Cascavel, em julho.

500 Km

Uma das corridas mais tradicionais do automobilismo brasileiro está de volta à sua casa. Após quatro edições no Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), a edição deste ano dos 500 Km de São Paulo – Chevrolet Absoluta 500 será realizada no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, no próximo sábado, com um grid dos mais fortes. A prova é promovida pelo AP (Automóvel Clube Paulista) e pelo Interlagos Motor Clube e conta com o apoio da Concessionária Chevrolet Absoluta, que neste ano dá nome ao evento.

FPM lança a Copa Verão de Motocross

A FPM (Federação Paranaense de Motociclismo) acaba de lançar um desafio extra para os pilotos na pré-temporada 2019. A Copa Verão de Velocross vem para agitar o cenário com a disputa de três etapas: 13 de janeiro, em Curitiba; 20 de janeiro, Campina Grande do Sul; e 3 de fevereiro, em Araucária. A expectativa é reunir cerca de 250 atletas em 19 categorias: 65cc, 85cc, 230cc, FLN, Intermediária Especial, Intermediária Nacional, TR50F, TR100F, TR100F Adulto, VX1, VX2, VX3 Especial, VX3 Nacional, VX4 Especial, VX4 Nacional, VXF Especial, VXF Nacional, VX5 e Trilheiros.