Opinião

Coluna ADI: reta final na prefeitura, Flávio Bolsonaro e Sergio Moro

Reta final

O fim de semana de convenções terminou com 13 candidatos a prefeito de Curitiba confirmados em convenções pelos partidos. Até amanhã (quarta-feira, 16), quando termina o prazo, PT, MDB e PP devem lançar outros nomes, fechando o quadro de concorrentes às eleições majoritárias na capital.

 

Curitiba

O PSL lançou o deputado delegado Francischini como candidato à Prefeitura de Curitiba. “É preciso olhar para a frente e superar essa velha política, que tenta comprar votos com ilusões, piadinhas de mau gosto, risadinhas que escondem um coração de pedras para os mais pobres”.

 

Total apoio

O deputado Pedro Lupion (DEM) vai apoiar a reeleição do prefeito Neto Haggi (MDB) em Cambará e para vice João Luiz Del Col (MDB). “Venho demonstrar meu total apoio para essa dupla. Pessoas de respeito e que tem vários projetos para continuar as melhorias de Cambará”.

 

***Retomando

Menos de uma semana após paralisar os testes devido a efeitos adversos graves em uma voluntária, a Oxford e a farmacêutica AstraZeneca decidiram retomar os estudos da vacina contra a covid-19. A empresa informou que um comitê independente concluiu suas investigações e recomendou o seguimento da pesquisa. A Anvisa aprovou o reinício dos ensaios clínicos a partir desta semana.

 

Tensão…

A semana pode ser determinante para o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos). Hoje, o STJ deve julgar o pedido para interromper as investigações do MP que apuram as rachadinhas em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O caso será levado à sessão pelo ministro Felix Fischer, relator das ações apresentadas pela defesa do senador. Fischer já negou o pedido em outras duas ocasiões. }

 

Ainda não!

Sergio Moro é o principal nome nas pesquisas a ameaçar a cadeira do presidente em 2022. A bancada defensora da Lava Jato na política segue ativa e terá candidatos a prefeito e a vereador em diferentes municípios país afora, mas nada disso anima Moro a entrar na campanha. Moro decidiu que não irá pedir votos nem apoiar candidato nestas eleições.

 

Queimadas

Segundo a Metsul, imagens de satélite mostram que um denso corredor de fumaça que avança sobre o Pantanal alcançou o Paraná. Os dados do Inpe revelam que, de 1º de janeiro a 31 de agosto, foram registrados pelos satélites um total de 10.153 focos de incêndio no Pantanal, bioma que soma 150 mil quilômetros quadrados, localizados nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

 

Renda Brasil

O governo federal negocia a inclusão no texto da Constituição dos principais conceitos do Renda Brasil, programa social que vai substituir o Bolsa Família. O líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), informou que o objetivo é garantir o direito a uma renda mínima a todo cidadão brasileiro. Dentre os conceitos que serão incluídos, ficará definido que o Renda Brasil vai cuidar dos brasileiros desde a primeira infância até o primeiro emprego.

 

Más experiências

O senador Oriovisto Guimarães|(Podemos) criticou a posição do governo federal frente ao aumento dos preços dos alimentos: “Não dá para voltarmos ao passado, como no Governo Sarney, que penalizava os donos de supermercados. Experiências malsucedidas nunca mais. Sabemos que o congelamento de preços em supermercados não funciona”, disse.