Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: turismo na natureza, recorde de movimentações e FGTS

Coluna ADI pelo Paraná: turismo na natureza, recorde de movimentações e FGTS

Turismo em Natureza

O Ministério do Turismo lançou a campanha promocional “Turismo em Natureza”, que busca reposicionar o País no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias têm como foco a experiência do viajante e retratam a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada.

 

Recorde de movimentações

Porto de Seco de Foz do Iguaçu bateu recorde de movimentações de cargas no primeiro semestre de 2021, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, segundo a Receita Federal. Nos últimos 20 anos, a maior movimentação havia ocorrido em 2016, quando foram liberadas 182.323 cargas, sendo 81.270 no primeiro semestre. Conforme a Receita Federal, apenas nos primeiros seis meses deste ano, foram liberadas 98.685 cargas, 21,4% maior do que o ocorrido na primeira metade de 2016.

 

Convênios

O governo do Paraná vai recuperar, com nova pavimentação, mais de 55 quilômetros de estradas rurais de dez municípios do Estado. Os convênios com as prefeituras foram assinados pelo governador Ratinho Junior (PSD). O investimento é de R$ 16,95 milhões. Com as novas liberações, já são 39 convênios formalizados que totalizam 168,4 quilômetros.

 

Convênios II

Nesta nova etapa, serão beneficiados os municípios de Faxinal e Ivaiporã (Vale do Ivaí); Jussara (Noroeste); Honório Serpa, Nova Esperança do Sudoeste, Santo Antônio do Sudoeste, Clevelândia e Coronel Vivida (Sudoeste); Nova Laranjeiras (Centro-Sul) e Goioerê (Centro-Oeste).

 

BB

Termina no dia 28 de julho o prazo para as inscrições para o concurso público do Banco do Brasil. Ao todo, são 4.480 vagas de escriturário com salário de R$ 3.022,37. Para concorrer, o candidato precisa ter ensino médio completo e 18 anos até a data da contratação.

 

Voto impresso

A próxima reunião do colegiado que discute sobre o voto impresso foi marcada para o dia 5 de agosto, depois do recesso parlamentar. A decisão foi tomada na última sexta-feira (16), na reunião da comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar a proposta. O relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR), pediu mais prazo para incorporar sugestões em novo substitutivo.

 

FGTS

A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa está analisando a proposta de liberação total de saque do FGTS para o trabalhador que completar 60 anos. Atualmente, o pagamento só é possível para pessoas com 70 anos ou mais. A ideia é que a liberação comece pelo trabalhador de 65 anos. Com isso, o risco de causar um desajuste fiscal nas contas públicas seria menor.

 

Supersalários

Projeto que combate supersalários volta para o Senado. Na última terça-feira (13), os deputados o aprovaram com várias mudanças. Agora, o substitutivo terá que ser analisado novamente pelos senadores. Uma das principais novidades no texto aprovado pela Câmara é a punição para agentes públicos que excluírem do teto parcelas que não estejam expressamente relacionadas na lei. O objetivo é evitar que os órgãos criem normas administrativas para “furar” o limite salarial.