Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: quarta melhor estadual do Brasil, vacina da Pfizer e oscar do soja

Coluna ADI pelo Paraná: quarta melhor estadual do Brasil, vacina da Pfizer e oscar do soja

foto: UEL

Ranking nacional

O Paraná é protagonista entre as universidades estaduais brasileiras. A UEL aparece como a quarta melhor estadual do Brasil, seguida pela UEM em sexto, a Unicentro em sétimo e a Unioeste na oitava posição. Fechando a lista das 25 melhores estão: UEPG (11ª), Uenp (17ª) e Unespar (24ª). “Essa classificação evidencia um crescimento qualitativo das nossas universidades estaduais no cenário nacional”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

 

Vacina da Pfizer

A cidade de Curitiba se candidatou para receber vacinas da Pfizer e a expectativa é de que as primeiras doses cheguem à capital nas próximas semanas, segundo a projeção da Secretaria Municipal da Saúde. “Cada frasco faz cinco doses e precisaremos de seringas de 1 ml. Depois que dilui, ela tem que ser aplicada muito rapidamente. Para evitar perdas, provavelmente as aplicaremos no Pavilhão do Barigui”, explicou Márcia Huçulak, secretária municipal de Saúde.

 

Subestação

A construção e a instalação de uma subestação da Copel em Salto do Itararé irá reforçar substancialmente o sistema elétrico de transmissão e distribuição de energia elétrica. O prefeito Paulo Sérgio Fragoso destacou que a medida irá proporcionar benefícios diretos para a população. “Como a instalação de mais indústrias em nosso município”, enfatizou.

 

Ventilador mecânico

O ventilador mecânico desenvolvido pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) – câmpus Ponta Grossa para o tratamento de pacientes internados com a covid-19 foi aprovado em um dos principais testes. O protótipo passou pelo chamado teste de bancada no Hospital do Trabalhador. “A nossa perspectiva é positiva. Primeiramente pelo fato de uma universidade pública desenvolver conhecimento pensando na população e não na parte financeira”, explicou o professor Nelson Canabarro.

 

Fertilizantes

O Brasil gasta quase US$ 10 bilhões por ano na importação de fertilizantes necessários à manutenção da produtividade das lavouras do País, embora detenha reservas próprias de potássio e fósforo, duas das principais matérias-primas usadas na formulação de adubos e que poderiam garantir a autossuficiência nacional desses insumos.  Livrar-se dessa dependência, como defende o ex-ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, é fundamental para o Brasil assegurar a sua crescente hegemonia como grande exportador de alimentos – principal fonte das divisas nacionais.

 

Oscar do soja

O ponta-grossense Francisco Terasawa foi o pesquisador escolhido para ganhar o 7º Personagem Soja Brasil, celebração do Projeto Soja Brasil, que marca o encerramento da safra do grão. Promovida pelo Canal Rural e Aprosoja Brasil, a premiação é conhecida como o “Oscar da Soja”.

 

Registro de candidatura

Especialistas e ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) defendem a antecipação da data de registro de candidatura como uma possível solução para evitar que cidades comecem o ano sem o prefeito eleito no cargo. Atualmente, o prazo de registro é 15 de agosto, mas propostas sugerem trazer o calendário para o início de junho. O TSE afirmou, em nota, que o julgamento de processos relativos ao registro de candidaturas é uma das principais preocupações da Corte.