Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Hussein Bakri (PSD), Rossoni (PSDB) e Força Nacional

Coluna ADI pelo Paraná: Hussein Bakri (PSD), Rossoni (PSDB) e Força Nacional

Concessões

O deputado estadual Hussein Bakri (PSD) voltou a defender que a nova concessão de pedágios seja pelo menor preço das tarifas, com exigência de obras no início dos contratos e negociação transparente na bolsa de valores. Bakri disse que há a possibilidade de inclusão no novo Anel de Integração da BR-476, que corta o sul do Paraná. A medida, que se daria num segundo lote de concessões, contemplaria de União da Vitória até a Lapa e também o trecho da BR-153 entre o Trevo do Horizonte e General Carneiro.

 

Recuperação

O deputado federal Rossoni (PSDB) se reuniu com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para tratar do trecho da BR-476 entre União da Vitória e São Mateus do Sul. De acordo com o parlamentar, o ministro informou que já foi autorizada a execução do projeto de recuperação e modernização da rodovia. “O ministro afirmou que irá viabilizar recursos para recuperar emergencialmente os trechos em situação mais precária”, informou o deputado.

 

Licitação

Três empresas participaram da licitação para a ampliação do Aeroporto Comandante Antonio Amilton Beraldo, em Ponta Grossa, com investimentos de até R$ 35,28 milhões. Entre essas três, há uma vencedora prévia, uma empresa do Rio Grande do Sul, mas poderá haver alteração no resultado, pois o processo licitatório ainda está em trâmite.

 

Recursos

O governador Ratinho Junior libera novos recursos para Londrina nesta sexta-feira (14), além de visitar as obras de construção da Cidade Industrial, que conta com investimento do Estado. Entre as iniciativas está a construção de um Condomínio do Idoso no Município, dentro do Programa Viver Mais Paraná.

 

Direito à Vida

O governo do Estado formalizou o repasse de R$ 7.694.001,21 para a execução do projeto Pelo Direito à Vida III do Hospital Pequeno Príncipe, mantido por entidade filantrópica, de Curitiba. No ano passado, a unidade realizou 159 mil atendimentos, a maioria pelo SUS. “O Pequeno Príncipe é um orgulho para o Paraná, referência no Brasil para o atendimento à criança”, destacou o governador. “Contribuir com o Pequeno Príncipe, e por consequência com as crianças do Paraná e do Brasil, é sempre um motivo de muita alegria”.

 

Força Nacional

Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública, em apoio à Polícia Federal, nas atividades de prevenção e repressão aos delitos nas fronteiras nacionais, em caráter episódico e planejado, por 15 dias, a contar dessa quinta-feira (13). A operação terá o apoio logístico da PF, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.

 

Nova Lei Geral

O projeto da Nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados. Entre as principais mudanças, está a licença como projetos como obras de saneamento básico, manutenção em estradas e portos, distribuição de energia elétrica com baixa tensão, parte das atividades agropecuárias, entre outros. A nova modalidade também repassa a Estados a prerrogativa de analisar os empreendimentos que precisam de aval para liberação, cria uma espécie de licença autodeclaratória para alguns casos e permite a unificação de etapas do licenciamento.