Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Centro da criança, Laboratório de pesquisa

Coluna ADI pelo Paraná: Centro da criança, Laboratório de pesquisa

Coluna ADI pelo Paraná: Centro da criança, Laboratório de pesquisa

Trabalhadoras do Brasil
O CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social – 11ª Região) realizará, no dia 17 deste mês, um evento híbrido para celebrar o Dia da (do) Assistente Social. Presencialmente, o evento acontecerá em Curitiba, na sede da APP Sindicato. Mas também será transmitido pela internet para os profissionais da categoria de todo o Estado, a partir das 19h. O Dia da (do) Assistente Social é celebrado em 15 de maio.

 

Trabalhadoras do Brasil II
O tema do evento deste ano, “Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas” foi proposto pelo CFESS (Conselho Federal de Serviço Social). E, de acordo com a presidente do CRESS-PR, Andrea Braga, a temática chama a atenção para a defesa dos direitos das mulheres, das liberdades democráticas e a luta pela igualdade de gênero no contexto brasileiro.

 

Centro da criança
O Centro de Atendimento da Criança de Ponta Grossa iniciará os atendimentos na próxima segunda-feira (16). O Centro funcionará no espaço onde funcionava a Unidade Básica de Saúde Sady Silveira, em Olarias. O espaço vai ofertar atendimento 24 horas, com médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêutico, recepcionista e zelador. Serão atendidas consultas de baixa e média complexidade.

 

Contorno Sul
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assinou a ordem de serviço para o início da primeira etapa das obras de implantação e pavimentação de 13 quilômetros do chamado Contorno Sul Metropolitano de Maringá (PR), que começa na Rodovia BR-376. A medida foi confirmada durante a visita do presidente Jair Bolsonaro à Maringá.

 

1ª fase
As obras do Contorno Sul Metropolitano de Maringá têm o objetivo de desafogar o intenso tráfego de caminhões em trechos urbanos da cidade. No total, o contorno terá cerca de 32 quilômetros. A empresa contratada para a obra foi a Bandeirantes Comércio e Engenharia, que terá cerca de 990 dias para elaborar projetos e executar a obra. A primeira fase, que contemplará 13 km, será licitada em R$ 253 milhões.

 

Laboratório de pesquisa
O prefeito de Goioerê, Betinho Lima, anunciou R$ 1,5 milhão para a compra de equipamentos para o laboratório do curso de física médica, do campus da UEM em Goioerê. O recurso foi viabilizado por meio de convênio junto ao Governo Estadual. “Uma conquista importante, que vai oportunizar a implantação do laboratório de pesquisa do curso de física médica”, disse o prefeito.

 

Julgamento
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou na pauta desta sexta-feira (13) o julgamento de recurso do vereador curitibano Eder Borges (PP), cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O vereador foi cassado em abril do ano passado porque, segundo denúncias, não estava quite com a Justiça Eleitoral. Ele não teria apresentado a quitação da prestação de contas da campanha de 2016. Eder Borges permaneceu no cargo de vereador porque entrou com recurso no TSE.

 

Municípios do Sudoeste
Comitiva liderada pelo presidente da entidade e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, representando a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), esteve em Foz do Iguaçu e foi recebida pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, almirante Anatalicio Risden Junior. O encontro teve objetivo de tratar sobre o projeto da implantação de 168 quilômetros de calçamento nos 42 municípios do sudoeste.