Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Alep, candidatas e a linha amarela

Coluna ADI pelo Paraná: Alep, candidatas e a linha amarela

Comissão especial

Comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), reunião promoveu a instalação da Comissão Especial que vai analisar os projetos do Poder Judiciário que alteram e atualizam as tabelas de custas dos cartórios. Foi definido o deputado Anibelli Neto (MDB) como presidente, o deputado Paulo Litro (PSDB) como vice-presidente e o deputado Tadeu Veneri (PT), relator dos trabalhos.

 

***Alimentação escolar

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou o projeto de lei que inclui a carne de peixe e seus derivados no cardápio da merenda escolar da rede estadual do Paraná. “Na semana em que é celebrado o Dia Nacional da Alimentação Escolar, temos que falar sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares para os estudantes. Milhares de alunos têm na alimentação escolar sua principal fonte de nutrientes e, muitas vezes a única refeição do dia”, afirmou Guerra.

 

***Representação feminina

Cerca de 150 candidatas participaram recentemente de uma reunião virtual para receber dicas de como aproveitar a reta final da campanha, tanto em termos de marketing quanto de organização jurídica e contábil. O objetivo da reunião foi compartilhar conhecimento com as mulheres para aumentar as chances de eleição e a representação feminina na política. “Convide pessoas próximas a se engajarem na sua campanha, estabeleça uma meta diária de pedidos de voto”, disse o publicitário mestre em Comunicação Gerson Scheid.

 

Linha Amarela

Uma das propostas centrais de Francischini (PSL), candidato a prefeito de Curitiba, para a mobilidade e o transporte de Curitiba é a criação da Linha Amarela. “Uma nova opção logística com mais segurança e qualidade para o transporte público. Vem de Almirante Tamandaré e vai desafogar o trânsito de vias importante como a Mateus Leme e a Anita Garibaldi. Diminui a quantidade de carros e ônibus naquele eixo garantindo mais agilidade para os curitibanos”, explicou.

 

DNA paranaense

O café especial do Norte Pioneiro tem Identificação Geográfica (IG) e é reconhecido mundialmente pela qualidade. O presidente do Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, falou sobre a importância do café para a economia e para a formação de instituições públicas no Estado. “O café está intimamente ligado ao DNA do Paraná”, afirmou. “É importante reconhecer esse movimento de resiliência do Norte Pioneiro e reconhecer esse esforço de produzir o melhor café do Brasil”.

 

Ranking

A consultoria Great Places to Work, que publica anualmente uma listagem com as melhores empresas para trabalhar, divulgou o ranking de 2020. Na lista, aparecem nove empresas paranaenses, das quais cinco estão em Curitiba: Eletrolux, Volvo do Brasil, Agência i-Cherry, Ebanx, Remasa Reflorestamento.

 

Inovação

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, fala da expectativa de direcionar 10% da receita em investimentos de inovação até 2023. Somente neste ano, a Companhia engajou mais de 150 startups com o lançamento do brfHub, a plataforma de conexão global com startups. O brfHub é o programa de relacionamento da BRF que tem o objetivo de estimular parcerias que criem inteligência e agilidade na geração de novos negócios e soluções competitivas para a Companhia.

 

Impugnada

A Justiça Eleitoral decidiu pela impugnação da candidatura do prefeito de Arapongas e candidato à reeleição, Sérgio Onofre (PSC). Na decisão, o juiz eleitoral Luciano Souza Gomes acatou o pedido feito pelo Ministério Público e do MDB com base na reprovação das contas da Câmara Municipal de Arapongas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) quando Onofre era presidente da casa.