Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Agro em pauta e Natal premiado

O governador Carlos Massa Ratinho Junior atende a imprensa nesta terça-feira (17) no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) sobre o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, acompanha a entrevista..
17/08/2021 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN
O governador Carlos Massa Ratinho Junior atende a imprensa nesta terça-feira (17) no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) sobre o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, acompanha a entrevista.. 17/08/2021 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Meta cumprida!

O Paraná alcançou nessa terça-feira (17), com duas semanas de antecedência, a simbólica marca de 80% da população adulta imunizada com a primeira dose ou dose única da vacina contra a covid-19 – a expectativa era de que a meta fosse batida apenas no fim deste mês. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, informou que 32% dos paranaenses completaram o esquema vacinal. “São as duas doses que garantem a imunização completa, o que realmente vai proteger as pessoas. Em relação à segunda dosagem, estamos cumprindo o planejamento, com doses reservadas e garantidas, dentro do prazo”.

 

Agro em pauta

A Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) enviou dois ofícios a deputados federais da bancada paranaense, pedindo apoio a dois projetos que tramitam na Câmara Federal, relacionados a temas de interesse do setor agropecuário: a demarcação de terras indígenas e os subsídios federais à energia elétrica para produtores rurais. Em ambos os casos, os documentos assinados pelo presidente da entidade, Ágide Meneguette, pedem que os parlamentares votem favoravelmente aos projetos.

 

“Beltrão na Trilha”

O apoio do deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, foi decisivo para incluir Francisco Beltrão nas 48 ciclorrotas lançadas pelo governo do Estado no Programa Pedala Paraná. “Sempre fui um entusiasta do esporte, das atividades físicas e do incentivo ao turismo”, disse Traiano ao revelar que usou de sua influência junto ao governo Carlos Massa Ratinho Junior para incluir Beltrão no circuito paranaense de cicloturismo. Uma rota de 37,3 quilômetros, denominada “Beltrão na Trilha”.

 

Natal premiado

A maior campanha promocional do Estado, o Natal Super Premiado está sendo lançado pela ACP (Associação Comercial do Paraná) e entidades parceiras. A ação terá abrangência estadual, distribuindo mais de R$ 300 mil em prêmios. Poderão participar comerciantes e prestadores de serviços. O kit será gratuito para os participantes e a campanha realizada diretamente pela ACP. Os consumidores que fizerem compras nas empresas participantes receberão um cupom a cada R$ 50 gastos no período de 1º/11 a 9/01, resultando em uma campanha com mais de 60 dias para o consumidor participar. Já o sorteio será no dia 10/02.

 

Bom sinal

Levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrou que houve melhora na situação financeira, na confiança e nas perspectivas dos micro e pequenos empresários. Os indicadores de desempenho estão mais elevados ante o trimestre anterior e também superior em relação ao mesmo período de anos anteriores. “Para os próximos meses, há uma expectativa de novo aumento desse indicador, em decorrência do avanço da vacinação no Brasil, que está atingindo faixas etárias que abarcam a população economicamente ativa”, aponta.

 

Pacificando a relação

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), deve se reunir nesta quarta-feira com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux. O encontro, previsto para ocorrer na sede do STF, ocorre diante da ameaça do presidente Jair Bolsonaro de apresentar pedidos de impeachment contra os ministros da Corte Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Pacheco sinalizou a aliados que não deve dar andamento aos eventuais pedidos de impeachment de ministros do STF apresentados por Bolsonaro ou algum de seus aliados. Cabe exclusivamente ao Senado analisar esse tipo de caso.