Cólicas no bebê: como aliviar incômodo do recém-nascido

O trato intestinal do bebê ainda está se formando, por isso faz movimentos descoordenados que provocam a dor.

As cólicas em bebês geralmente começam por volta do 15º dia de vida e podem perdurar por até três meses de idade. Ela é causada simplesmente pela imaturidade do intestino, mas sem uma fisiopatologia específica. O trato intestinal do bebê ainda está se formando, por isso faz movimentos descoordenados que provocam a dor.

Outro fator é a presença de ar no sistema digestivo. A pega incorreta na hora de mamar pode fazer com que o bebê acabe engolindo ar, que pode ser eliminado na forma de arroto ou se transformar em gases, fazendo pressão no intestino e dando origem às cólicas. Isso também pode acontecer com o uso da chupeta.

Nessas horas, é comum as mamães de primeira viagem ligarem para as vovós para saber o que fazer atrás de uma “receitinha caseira”, entre elas o famoso chazinho de camomila e erva-doce. E foi pensando nessa receita da vovó que a Algoducci criou a “Bolsinha Térmica com Sementes Terapêuticas” que contém erva-doce, camomila, linhaça e capim-santo para dar um cheirinho especial.

Além de ser recomendável para amenizar o desconforto das cólicas e dos gases dos bebês, a bolsinha é indicada para cólicas menstruais, informa a empresária Regina Villanueva, idealizadora da marca. “A bolsinha deve ser aquecida no micro-ondas em média de 30 a 40 segundos, mas é aconselhável que a mãe teste a temperatura antes de colocá-la na barriguinha do bebê, por cima da roupinha, até que os sintomas passem”.

Sintomas

Muitas são as dúvidas e inseguranças quanto aos motivos do choro do bebê, que servem de alerta para as mães. E para falar sobre esse assunto, a pediatra Loretta Campos esclarece: “As cólicas podem ser identificadas quando o bebê chora com intensidade, encolhe as perninhas e arqueia as costas para trás, estica-se e se espreme, além de soltar puns. Normalmente a cólica ataca no fim da tarde e à noite, mas em casos mais difíceis o bebê chora a qualquer hora do dia. Pode ficar difícil dar de mamar para o bebê quando ele está tão desconfortável, algumas vezes a cólica pode aparecer durante a amamentação”, explica a médica.

 



Fale com a Redação

dois × dois =