Cotidiano

Ciscopar mantém 510 pacientes de hepatites virais em tratamento

Campanha vai orientar a população para a necessidade de fazer testes rápidos

Toledo – A hepatite é uma doença infecciosa, que afeta o fígado, e traz preocupações a todo o setor público de saúde, principalmente, pela falta de cuidados da população para a prevenção e tratamento.

Na região Oeste do Paraná, 510 pacientes com hepatites virais seguem em acompanhamento por uma equipe multiprofissional do Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Costa Oeste do Paraná).

Cinco diferentes vírus são reconhecidos como agentes etiológicos. A maior parte dos diagnósticos de contaminação no Oeste é pelo vírus da hepatite B (HVB). Neste grupo há 460 pacientes. No entanto, a incidência também tem aumentado pelo vírus C (HCV), que inclui 50 casos.

“No geral, a população ainda não se conscientizou dos cuidados de prevenção, como ter o próprio kit de manicure, certificar se o material está corretamente esterilizado, além de não compartilhar agulhas”, explica a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) do Ciscopar, Suzana Guizzo.

Pelo fato de os sintomas das hepatites virais surgirem de maneira silenciosa, muitos demoram a buscar ajuda para o diagnóstico.

“Quando aparecem sintomas, é sinal de que a doença está avançada”, ressalta a coordenadora.

Outra preocupação é de que o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza só a vacina contra hepatite B.

Campanha

A equipe do Ciscopar promoverá campanha para lembrar o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais (28 de julho) e chamar a atenção das pessoas para que façam testes.

“Por tratar-se de uma doença silenciosa e transmissível, a equipe novamente realizará campanha de prevenção. Do dia 27 a 31 de julho, vamos atender a todos que todos que procurarem o serviço para testagem rápida e convencional”, lembra Suzana.

(Com informações de Romulo Grigoli)