Cotidiano

Chuvas trazem novo alívio, mas a falta de água ainda preocupa

Na tarde de terça-feira (25), por mais que o tempo tenha fechado e uma forte chuva foi registrada, houve uma precipitação de apenas 8,6 mm em Cascavel

O Simepar apresentou as linhas de ações no desenvolvimento de cidades resilientes no Estado do Paraná. A palestra do engenheiro hidrólogo e pesquisador da empresa, Arlan Scortegagna, aconteceu no evento online do CityHub, sobre “Inovação e Sustentabilidade para transformação das cidades”, realizado nesta quarta-feira (16). - Curitiba, 17/06/2021  -  Foto: SEDEST/IAT
O Simepar apresentou as linhas de ações no desenvolvimento de cidades resilientes no Estado do Paraná. A palestra do engenheiro hidrólogo e pesquisador da empresa, Arlan Scortegagna, aconteceu no evento online do CityHub, sobre “Inovação e Sustentabilidade para transformação das cidades”, realizado nesta quarta-feira (16). - Curitiba, 17/06/2021 - Foto: SEDEST/IAT

Cascavel – Em questão de chuvas, o mês de janeiro está sendo bem mais contemplado do que dezembro que teve uma estiagem drástica. As precipitações que ocorreram nos últimos dias têm trazido certo “alívio”, tanto para a redução das temperaturas, quanto para a manutenção do abastecimento de água, mas mesmo assim, é importante manter os cuidados e a economia do bem natural que se tornou um problema há cerca de dois anos, quando o Paraná entrou em uma onda de estiagem e que ainda não regularizou a vazão dos mananciais.

Na tarde de terça-feira (25), por mais que o tempo tenha fechado e uma forte chuva foi registrada, houve uma precipitação de apenas 8,6 mm em Cascavel. Segundo dados da Sanepar, os mananciais de abastecimento de rios e poços artesianos da cidade não tiveram alteração significativa em razão da chuva que acabou sendo pontual e de curta duração não afetando os mananciais que permanecem com níveis em torno de 25% abaixo da vazão normal.

 

Queda de temperatura

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), nos próximos dias a onda de altas temperaturas por todo o mapa do Paraná será substituída pela frente fria que chega nesta quinta-feira (27) ao Estado. O aumento da umidade já trouxe maior sensação de abafamento nesta quarta-feira (26) e em seguida começam as chuvas. Em Cascavel, existe a previsão de chuvas nos próximos 15 dias, variando a quantidade das precipitações.

Com a chegada da frente fria que se aproxima pelo extremo sul do País, o tempo fica instável, as chuvas terão acúmulos significativos e, por consequência, as temperaturas ficam mais amenas. São esperadas pancadas de chuva fortes, com raios e não se descarta até a ocorrência de vendavais e de granizo. Para se ter uma ideia no domingo (23), Cascavel teve a maior temperatura registrada este ano, alcançando a marca de 36,3%

Na terça-feira (25), a quebra de recorde histórico foi em Foz do Iguaçu, que chegou aos 41,4° C, valor mais alto na cidade desde 1998 (início de operação da estação meteorológica do Simepar). Com a queda das temperaturas, a previsão de máximas fica em 23° C para Foz do Iguaçu fica e de 25° C para Guaíra, que ficaram acima dos 40° C durante o último fim de semana.

 

Abastecimento crítico

A escassez de água é uma preocupação constante e fica ainda mais em evidência com o forte calor e aumento de consumo de água. Essa situação levou a Sanepar a adotar o rodízio no fornecimento de água em algumas cidades e a colocar em alerta vários sistemas, que estão com seus mananciais em níveis críticos. Cascavel por enquanto, não tem previsão de entrar em rodízio de água.

Laranjeiras do Sul, Dois Vizinhos, Clevelândia já estão em rodízio de água e outras como Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Capanema, Planalto, Salto do Lontra, Matelândia, Nova Laranjeiras e Palmital estão em alerta, com mananciais a níveis mínimos e consumo bastante elevado devido à onda de calor, provocando um déficit de produção em relação à demanda da população.

 

Orientações simples para uma economia que é fundamental

 

Além diminuir o tempo do banho e não escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta, outras ações simples trazem economia significativa. O ideal é acumular a louça, por exemplo. Empilhe e separe a louça do café e lave-a junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1.800 litros que deixam de ir pelo ralo.

 

CARROS E CALÇADAS

Utilize a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Prefira um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

 

VAZAMENTOS

Fique atento e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês. Uma torneira pingando uma gota a gata 5 segundos representa mais de 20 litros de água jogados fora em apenas um dia. Em um mês são 600 litros de água desperdiçados.

Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.