Devido às chuvas dos últimos dias, várias placas dos semáforos foram queimadas e comprometeram a já precária sincronia na Avenida Brasil e de outras vias de Cascavel. Para a alegria dos motoristas, a substituição dos equipamentos começou ontem. “Estamos em um trabalho duro de troca de placas para que o sistema de sincronia funcione na Brasil. Parcialmente já está funcionando em alguns pontos que não foram comprometidos. Os semáforos já estão sincronizados, o que falta é a normalização”, disse o presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Alsir Pelissaro.

As placas são importantes, pois elas fazem a comunicação com o software que gerencia o sistema, sem elas os semáforos funcionam de forma mecânica e sem sincronia. Como a Cettrans depende da empresa que instalou o sistema, a Datapron, não há quantidade suficiente para reposição hoje na cidade. “Estamos trocando conforme nós temos. 100% para agora não tem como, precisamos das placas para ter essa comunicação e assim o sistema inteligente gerir o trânsito e sincronizar os semáforos conforme o fluxo das vias”, explicou Pelissaro.

Uma visita da Datapron está programada para esta semana e o presidente da Cettrans espera conseguir os materiais. “O pessoal da empresa vem para Cascavel e esperamos acertar todos esses detalhes para a reposição das placas eletrônicas. Tem todo um processo legal de licitação para isso, mas estamos tentando melhorar o que está ao nosso alcance”, disse.