Cotidiano

Cataratas do Iguaçu recebem 10.671 visitantes no Natal

Secretaria Municipal de Turismo trabalha para ampliar pesquisa de visitação e considerar as famílias que se deslocam de carro pela BR-277 até Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu recebem 10.671 visitantes no Natal

 

Os dois principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu – Parque Nacional do Iguaçu e Marco das 3 Fronteiras – receberam 10.671 e 4.644 visitantes no feriado de Natal (25 e 26 de dezembro). Os números se equivalem ao natal de 2020, porém o feriado no ano passado foi de quatro dias (24, 25, 26 e 27 de dezembro).

“Estimativas apontam que chegaremos em 2021 perto de 640 mil visitantes, um número bastante expressivo, apesar da segunda onda da pandemia”, disse o secretário de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação, Paulo Angeli.

O secretário pondera, no entanto, que a visitação pode ser maior porque não quantifica, com mais precisão, o turismo rodoviário. “Estamos há um mês de cancelas de pedágio abertas e temos famílias num raio de mil quilômetros que vêm para Foz de carro pela BR-277. Estamos trabalhando para ter uma pesquisa mais precisa, mas as visitações do Parque Nacional e do Marco das 3 Fronteiras já são impressionantes”, disse Angeli.

No parque nacional, os brasileiros representaram 91% dos visitantes do feriadão dos estados, na ordem do número de visitações: Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás.

Meta

A maioria do público, no Marco das 3 Fronteiras, foi formada por brasileiros, com 4.532 pessoas. Entre os estados, destaque para o Paraná, seguido por São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os dois atrativos estão com atendimento ampliado até 31 de janeiro. O parque nacional abre todos os dias das 8h às 16h. Nesta alta temporada, o Marco está abrindo todos os dias das 14h às 21h. Somente na véspera de ano-novo, 31 de dezembro, o atrativo fechará mais cedo, às 18 horas, e o restaurante Cabeza de Vaca não abrirá.

A assessoria do parque nacional considera difícil superar 2020 quando 658.367 pessoas visitaram a unidade de conservação. Os meses de janeiro e fevereiro foram de alta visitação e em 2021, o aumento da visitação se verificou apenas depois de junho em função da segunda onda da pandemia. A meta é recuperar os números de 2019, quando o parque recebeu mais de dois milhões de visitantes. Isso deve acontecer, se não houver qualquer intercorrência, em 2023.

(Com informações da assessoria de imprensa/Cataratas do Iguaçu)