Política

Casal Takashi e Helena Uyeda recebe medalha pela representatividade no esporte de Cascavel

Na cerimônia, Takashi, que começou na natação aos 72 anos e hoje tem 93, e sua esposa Helena receberam a homenagem por sua história no esporte de Cascavel e pela representatividade que alcançaram na categoria máster

Casal Takashi e Helena Uyeda recebe medalha pela representatividade no esporte de Cascavel

Foram homenageados na manhã desta quinta-feira (19) com a Medalha Esportiva Osmar Xiquinho Zimmermann os nadadores Takashi Uyeda e Helena Watanabe Uyeda. A medalha foi conferida de acordo com o Decreto Legislativo nº 24/2020, proposto pelo vereador Policial Madril (PSC). Participaram do evento também os vereadores Edson Souza e Josias de Souza, ambos do MDB.

Na cerimônia, Takashi, que começou na natação aos 72 anos e hoje tem 93, e sua esposa Helena receberam a homenagem por sua história no esporte de Cascavel e pela representatividade que alcançaram na categoria máster. “Toda vez que eu ia no Foto Paulista, eu via no balcão aquele monte de medalhas e um dia perguntei o que era aquilo. E o filho deles me contou que eram de competições no Brasil e mundiais também. Eu comecei a nadar mais tarde e sei o quanto é difícil, por isso temos que reconhecer as conquistas do senhor Takashi e da dona Helena”, contou o Policial Madril.

O médico Hirofumi Uyeda, filho do casal, falou em nome dos homenageados. “Me emociona prestar uma homenagem a pessoas que começam uma carreira esportiva aos 70 anos de idade, uma idade em que a maioria de nós quer se aposentar e acha que nada mais há a ser feito. Eles nos inspiram provando que sim, que nós podemos fazer mais, que podemos mirar um novo futuro. Queremos agradecer imensamente à Câmara e ao vereador Madril pelo reconhecimento”, disse ele.

Histórico

Takashi Uyeda, nascido em 74 de abril de 1928 no Brasil, na cidade de Cafelândia/SP, viveu 15 anos no Japão, retornando em 1950, juntamente com a sua família para Marília/SP. Em 1952, sua família mudou-se para o estado do Paraná. Três anos após a chegada, ele foi sozinho para Maringá, para aprender a fotografar e ter sua profissão.

Takashi Uyeda casou-se com a senhora Helena Watanabe em 10 de janeiro de 1960, e o casal foi morar em Atalaia, onde montou seu pequeno estúdio fotográfico. Em 28 de abril de 1962, eles abriram o primeiro estúdio fotográfico de Cascavel, o “Foto Paulista”. Takashi e Helena têm 5 filhos e 4 netos. Em 1999 o casal se matriculou na natação. No final do ano, Helio Ideriha, atleta conhecido na natação, após assistir um torneio interno da Academia em que Takashi treinava, convidou-o para participar de um campeonato estadual em março de 2000, na cidade de Curitiba.

O início na natação se deu com 72 anos de idade. O esporte mudou a vida dos dois, que passaram a fazer da natação o seu objetivo de vida. Ultimamente, Takashi e Helena têm viajado o Brasil, participando de campeonatos nacionais, estaduais e sul-americano, quebrando recordes e ganhando muitas medalhas. Takashi Uyeda foi três vezes vice-campeão brasileiro e participou do Campeonato Mundial de Natação na Austrália, enquanto que Helena Watanabe Uyeda foi campeã brasileira no ranking da Associação Brasileira Máster de Natação.