Esportes

Canoísta iguaçuense faz história na França

Foz do Iguaçu – Encerrado no domingo, o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom não será esquecido tão rapidamente para a delegação brasileira. Aliás, ficará registrado para sempre na história como a primeira vez que um atleta do País se classificou para uma semifinal da canoa masculina em um Mundial Sênior. O feito foi realizado na última quinta pelo iguaçuense Felipe Borges, na competição realizada na cidade de Pau, na França.

Para avançar à semifinal inédita do C1 em sua carreira e também para a canoagem brasileira, Felipe fez uma prova limpa e sem penalidades na primeira descida, mas ficou 6,53 segundos atrás do melhor colocado, o atual campeão olímpico, o francês Denis Gargaud Chanut, ficando na 32ª posição. Na segunda descida, em nova descida limpa, sem encostar em nenhum dos 23 obstáculos, Felipe garantir a vaga na semifinal com o tempo de 87,64 segundos e a 9ª colocação.

Na semi, Felipe Borges teve um toque na baliza 15 e terminou em 25º lugar com o tempo de 108,14 segundos. Apesar de não se classificar para a final ele ficou feliz por ter conseguido este resultado. “Eu esperava fazer um pouco melhor, é um passo que eu cresci, cada vez ganho mais experiência, quero pegar mais semifinais, é passo a passo. O Brasil está crescendo, de degrau em degrau estamos chegando” comentou o iguaçuense.

Ana Sátila

Para a mineira Ana Sátila, de 21 anos e que desde os 12 mora em Foz do Iguaçu para aprimorar sua técnica no esporte, o Mundial da França também se tornou histórico. Ela foi a única atleta feminina do evento a conquistar duas medalhas em provas individuais, sendo uma de bronze em sua prova, o C1 Feminino, a uma de prata no K1 Extremo, nova modalidade da canoagem slalom que estreou em Mundiais e que está ganhando o gosto do público e pode vir a entrar no calendário olímpico.

Taça FPF

A primeira rodada das quartas de final da Taça FPF foi marcada pelo equilíbrio, no fim de semana. A única partida a destoar foi Iraty x Maringá FC. Mesmo fora de casa, o time maringaense goleou o adversário por 6 a 0 e praticamente garantiu sua vaga na semifinal. Os demais jogos terminaram todos empatados por 1 a 1. Com isso, as decisões das vagas ficaram para este domingo. As partidas serão FC Cascavel x Operário, Foz do Iguaçu x Toledo e Rio Branco x Paranavaí.

Vôlei

A equipe de vôlei feminino de Cascavel venceu o time de São José dos Pinhais no confronto duplo pela 8ª rodada da Série A do Campeonato Paranaense, no fim de semana. Na sexta-feira o triunfo foi por 3 sets a 0 e no sábado por 3 sets a 2. Com isso, o time cascavelense se manteve na vice-liderança do Estadual, agora com 28 pontos contra 30 do líder Maringá. O São José segue em terceiro, com 16, e voltará à quadra na 9ª rodada para desafiar o líder, nos dias 14 e 15. Já o Cascavel voltará à atuar somente na 10ª rodada, quando receberá as maringaenses, nos dias 4 e 5 de novembro.