Esportes

Canoagem já começa com decisão de medalha no Pan-Americano

Cascavelenses entram na água a partir das 10h

Toronto – Esporte no qual os representantes de Cascavel são maioria na seleção brasileira que competirá nos Jogos Pan-Americanos Toronto-2015, a canoagem Velocidade será a responsável por distribuir as primeiras medalhas na competição. Em disputa que vale pódio, as canoístas do K4-500m feminino caem na água às 10h (de Brasília) de hoje em busca consagração na cidade de Welland, no Canadá.

As favoritas são as anfitriãs, as estadunidenses e as cubanas, mas com as irmãs cascavelenses Ana Paula e Beatriz Vergutz em sua embarcação, o Brasil tenta surpreender logo em sua primeira participação na modalidade.

As irmãs Vergutz, inclusive, vivem a expectativa de conquistar a primeira medalha para a canoagem feminina do Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos. Para isso, contam com as instruções e a parceria do técnico Lauro de Souza Júnior, outro cascavelense na seleção e com quem deram as primeiras remadas há oito anos, no Lago Municipal de Cascavel.

A principal aposta da canoagem do Brasil, entretanto, é na prova do K1-500m, a qual Ana Paula enfrentará a primeira classificatória às 12h40 (de Brasília) em busca de uma vaga na semifinal, marcada para as 13h55 do horário brasileiro – a final será terça-feira.

Masculino

No naipe masculino, o sábado também será de etapas classificatórias (às 10h30 e às 11h30) e semifinais (13h15 e às 13h35) para o K1-1000m e o K2-1000m. Da equipe brasileira fazem parte dois cascavelenses, sendo Roberto Maehler o mais experiente e dono do ouro no K4-1000m do Rio 2007 e do bronze na mesma embarcação em Guadalajara 2011. Já Vagner Junior Souta disputa os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez.