Esportes

Campanha Outubro Rosa em Foz terá palestras nas comunidades e Clubes de mães

O lançamento da campanha será na terça-feira às 19h na Fundação Cultural

Campanha Outubro Rosa em Foz terá palestras nas comunidades e Clubes de mães
A Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu inicia nesta terça-feira (1º), a Campanha Outubro Rosa, que levará palestras às comunidades e clubes de mães de todas as regiões da cidade. O lançamento será às 19h, na Fundação Cultural, e contará com a presença do prefeito Chico Brasileiro. No evento a enfermeira e professora mestre da Unioeste, Andréia França, fará uma palestra com o objetivo de promover a conscientização para a prevenção do câncer de mama.

O intuito da campanha é compartilhar informações sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de saúde, para diagnóstico e tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade. “Nosso objetivo é alcançar o maior número de mulheres das comunidades, para que elas saibam quais as maneiras de se prevenir contra o câncer de mama, e se tornem multiplicadoras dessas informações”, explicou Rosa Maria Jerônymo, secretária de Direitos Humanos.

As rodas de conversa acontecerão em todas as regiões da cidade e serão abertas ao público. No dia 2 de outubro o encontro será na Escola Municipal Adele Zanotto (CAIC do Porto Meira); no dia 3 no Centro de Convivência Leonel Brizola, em Três Lagoas; no dia 4 na Escola irio Manganelli (Caic do Morumbi), e no dia 7 de outubro no Centro de Convivência Arnaldo Isidoro de Lima, na Vila C. Todos os encontros terão início às 15 horas. Nos clubes de mães, as palestras serão ministradas de 9 a 31 de outubro, no Portal da Foz, Vila Resistência, Jardim Santa Rita, Cohapar, Curitibano, Grande Lago, Profilurb 2 e 1º de Maio, todas também às 15 horas (confira o cronograma abaixo).

“Teremos palestras com enfermeiras, nutricionistas e ginecologistas abordando diversos temas, desde os cuidados com a alimentação, atividades físicas, exames ginecológicos, mamografias, enfim, vamos trabalhar a prevenção nesta campanha”, reforçou Rosa Maria. A meta, segundo ela, é atingir cerca de 800 mulheres com as ações.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença. Em Foz, a Secretaria Municipal de Saúde, através das 29 unidades básicas, também promove ações alusivas à data, com reforço na realização de consultas e exames preventivos.


Programação Outubro Rosa 
Lançamento da campanha Outubro Rosa – Palestra de prevenção ao câncer de mama.
Palestra da Andréia França (Professora Mestra da Unioeste).
Data: 01/10/2019
Local: Fundação Cultural
Horário: 19 horas.
 
Região Sul
Palestra da Nutricionista Evellyn Pauline.
Data: 02/10/2019
Local: Escola Municipal Adele Zanotto Scalco (Caic – Porto Meira) – Av. Javier Koelbl, 1923 – Vila Boa Esperança.
Horário: 15 horas.
 
Região Nordeste 
Palestra da Enfermeira Carine Feldhaus.
Data: 03/10/2019
Local: Centro de Convivência Leonel Brizola – Rua João Riciere Maran, 388 – Três Lagoas.
Horário: 15 horas.
 
Região Leste
Palestra da Drª Cristiane Oliveira
Data: 04/10/2019
Local: Escola Municipal Irio Manganelli (Caic – Morumbi) –  Rua Pompeu de Toledo, 733 – Morumbi I.
Horário: 15 horas.
 
Região Norte
Palestra da Enfermeira Carine Feldhaus.
Data: 07/10/2019
Local: Centro de Convivência Arnaldo Isidoro de Lima – Rua D, 220 – Vila C.
Horário: 15 horas.
 
 
Nos Clubes de Mães (roda de conversa às 15 horas):
 
Clube de Mães Portal
Data: 09/10/2019
 
Clube de Mães Vila Resistência
Data: 11/10/2019
 
Clube de Mães Jardim Santa Rita
Data: 16/10/2019
 
Clube de Mães Cohapar
Data: 18/10/2019
 
Clube de Mães Curitibano
Data: 21/10/2019
 
Clube de Mães Grande Lago
Data: 23/10/2019