Cotidiano

CAF oferece recursos para financiar infraestrutura no Paraná

Executivo do Banco de Desenvolvimento da América Latina disse que o interesse na parceria se deve ao equilíbrio financeiro do Estado. Para o governo paranaense, a prioridade é financiar a execução das obras que farão parte do Banco de Projetos.

CAF oferece recursos para financiar infraestrutura no Paraná

Executivos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) estiveram no Paraná nesta quinta-feira (11) para apresentar as linhas de crédito disponíveis para investimentos no Estado. O representante do banco no Brasil, José Rafael Neto, destacou o interesse na parceria com o governo paranaense. “Estamos iniciando as tratativas para uma futura operação de crédito que nos interessa bastante, porque o Paraná é um dos poucos estados com equilíbrio financeiro”, afirmou.

Os executivos da instituição foram recebidos pelo secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, e por representantes da Casa Civil e da Governadoria.

Banco fundado em 1970 e integrado por 19 países – 17 da América Latina e o Caribe e mais Espanha e Portugal, além de 14 bancos privados da região, o CAF promove o desenvolvimento sustentável através de operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio em estruturação técnica e financeira de projetos dos setores público e privado da América Latina.

Bernardo Jorge indicou que o objetivo do governo é financiar obras de infraestrutura e logística, principalmente aquelas que farão parte do Banco de Projetos, que está sendo finalizado pelo governo. O programa vai destinar R$ 375 milhões para licitar projetos executivos de grandes obras estruturais em todas as regiões do Estado.

“Temos um grupo de trabalho focado na redação dos editais do Banco de Projetos. O projeto executivo representa 5% do valor total da obra e é condição fundamental para que ela seja realizada com sucesso”, disse. De acordo com o secretário, a expectativa é que a licitação dos projetos comece a ser feita este ano e que algumas obras possam ser iniciadas já no próximo, seja com recursos do próprio Estado, com financiamento ou em parceria com a iniciativa privada.

PROSPECÇÃO – Enquanto finaliza a definição das prioridades do programa, com auxílio dos deputados estaduais, o governo trabalha na busca de recursos para a execução dessas obras. A reunião com o CAF é uma das ações de prospecção realizadas nos últimos meses para garantir investimento na área de infraestrutura e logística, fundamental para o desenvolvimento do Estado.

PARTICIPAÇÕES – Participaram da reunião com o Banco de Desenvolvimento da América Latina, o superintendente da governança da Casa Civil, Phelipe Mansur, o coordenador de apoio à prospecção de recursos do Estado do Paraná, João Augusto Branco Cobra, o superintendente de apoio aos municípios da Governadoria, Ricardo Maia, e técnicos das secretarias do Planejamento e da Casa Civil.