Esportes

Brasileiros conquistam 1ª vitória no IMSA nos EUA

Pilo Derani e Felipe Nasr comemoram a vitória em Watkins Glen

Brasileiros conquistam 1ª vitória no IMSA nos EUA

A disputa da sexta etapa da temporada 2021 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, realizada na noite de sexta-feira (2), em Watkins Glen, teve emoção do início ao fim, com chuva, bandeira vermelha e não poderia ter um desfecho melhor para os brasileiros Pipo Derani e Felipe Nasr.

A dupla da equipe Action Express Racing conquistou uma grande vitória, após uma estratégia perfeita do time nas paradas de boxes com o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R .

Foi a nona vitória de Derani na categoria, a primeira na temporada 2021, depois de ficar bem próximo em Mid-Ohio e Detroit (quando terminou em segundo).

Com o resultado, a dupla brasileira segue mais viva do que nunca na briga pelo título. Em terceiro lugar na tabela, eles estão mais próximos dos dois primeiros colocados.

Derani iniciou a prova em quarto no grid e, com uma bela largada, assumiu a terceira posição na curva 2. O piloto se manteve na briga até parar no pit na volta 12, durante bandeira verde, para troca de pneus e reabastecimento. A equipe apostou numa estratégia diferente dos rivais, antecipando sua parada, na esperança de colocar o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R na liderança.

E a estratégia funcionou. Na volta 25, Derani assumiu a ponta e conseguiu abrir uma boa vantagem. Oito voltas depois, a equipe observou que um dos carros vinha lento na pista e decidiu antecipar a entrada do brasileiro para troca de pilotos, prevendo que a bandeira amarela seria acionada.

Nasr voltou para a pista na quarta posição, mas logo na volta 37 a corrida foi interrompida com bandeira vermelha, em virtude do risco de raios na região. Foram 46 minutos com os carros parados nos boxes, mas o cronômetro rodando. Os pilotos só voltaram para a pista quando faltavam 40 minutos para o fim da disputa.

Com os outros carros DPi parando para troca de pneus e combustível ainda em bandeira amarela, Nasr já conseguiu sair na frente antes da bandeira verde ser acionada. O brasileiro manteve um ritmo forte, abriu vantagem, mas logo veio uma bandeira amarela, após um carro sair da pista.

A relargada aconteceu quando faltavam 18 minutos para o final e Nasr seguiu acelerando forte para cruzar a linha de chegada em primeiro.

A próxima etapa da temporada acontecerá entre os dias 6 e 8 de agosto em Road America.


Jaci Pian

A lenda viva do automobilismo de Cascavel está de volta ao Autódromo Zilmar Beux. Jaci Pian foi reconduzido à condição de administrador do autódromo cascavelense na quinta-feira quando sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município.

 

 

Theo Salomão

E a tão sonhada vitória no lendário Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, chegou para o jovem Theo Salomão (AJEL Materiais Elétricos). E foi em dose dupla. No último sábado (3), o piloto goiano e sua equipe Russo Racing disputaram com enorme sucesso a 4ª e a 5ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, um dos mais importantes campeonatos estaduais do kartismo no Brasil. Theo Salomão competiu na categoria Cadete e se sagrou campeão nas duas etapas. O próximo compromisso de Theo Salomão será em 15 dias, quando ele participará da 22ª edição da Copa Brasil, em Londrina, no Norte do Paraná.

 

 

Kiko Porto

O pernambucano Kiko Porto viveu um fim de semana de conquistas na rodada tripla de Mid-Ohio na USF2000. O piloto da DEForce Racing ganhou a segunda prova, conquistou três poles, obteve dois pódios e três top-5. Os resultados foram importantes para o brasileiro manter a liderança no campeonato, com 17 pontos a mais do que o vice-líder, Michael D´Orlando.

 

 

Varela campeão

Filho do tricampeão mundial Reinaldo Varela, o piloto Bruno Varela e o navegador Ivo Mayer foram os campeões da 23ª edição do Rali RN1500, prova válida pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, encerrada sábado (3) após 1.065 km de competição no Sertão Nordestino. O detalhe curioso na conquista é que Bruno e Mayer não teriam competido sem o empréstimo de um UTV na última hora, já que o carro da dupla passava por reparos e não ficaria pronto para a competição. O Rali RN1500 começou em Campina Grande, na Paraíba, na quarta-feira passada, e terminou na tarde de sábado em São Miguel do Gostoso, um paraíso dos amantes do windsurfe localizado no nordeste do Rio Grande do Norte.