Cotidiano

Boas práticas em assistência social são compartilhadas com 50 municípios do Paraná

Cascavel realiza o II Encontro de Gestores da Assistência Social apresentando os "cases de sucesso" para os municípios paranaenses

Boas práticas em assistência social são compartilhadas com 50 municípios do Paraná

Gestores e técnicos de 50 municípios do Paraná estão em Cascavel para participar do II Encontro de Gestores  da Assistência Social: “Cases de Sucesso”, que acontece no auditório do prefeitura nesta sexta-feira (6).

 

São cerca de 170 pessoas que vieram até Cascavel conhecer as boas experiências dos programas da assistência social na cidade, entre eles o Promover, ConstRua Cidadão, Felicidade do Idoso.

 

O prefeito Leonaldo Paranhos disse que esse intercâmbio de informações fortalece a rede de assistência, que precisa estar em sintonia. “A rede de assistência tem que ter uma sintonia, porque muitas vezes recebemos pessoas de outras cidades, ou gente daqui que vai para outras cidades. O que queremos é ter no Estado do Paraná um programa de assistência social criado pelos municípios”, diz Paranhos.

 

O secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Junior, também destacou a importância do encontro, lembrou que as realidades dos municípios são diferentes e ressaltou que essa troca de experiências é fundamental para definir quais as melhores formas de intervenção técnica nas políticas públicas. “Ao mesmo tempo em que estamos apresentando, estamos ouvido os convidados e, também, sabendo das experiências de outros municípios”, diz.

 

A  secretaria nacional da Primeira Infância, Luciana Siqueira de Miranda, disse que o Brasil tem muitas experiências boas para serem compartilhadas dentro da política de assistência social. “O Sistema Único de Assistência Social é uma política muito bem estruturada. Os profissionais do Suas fazem a diferença no território brasileiro. Se a gente quer mudar alguma estatística, temos que começar na primeira infância”, diz. Ela afirmou que eventos como o de hoje, quando experiências são compartilhadas, ajudam os profissionais a refletirem sobre as boas práticas e  incentivam a continuarem os trabalhos.

 

Para a deputada Leandre Dal Ponte, Cascavel tem se destacado no Paraná com as políticas públicas de assistência social. Ela lembrou que Cascavel é a única cidade do Estado que participa do programa Urban 95, da Fundação Bernard van Leer, que tem sede na Holanda e usa critérios rigorosos para escolher municípios onde pretende fazer seus investimentos voltados à primeira infância. “Acredito que [os participantes] sairão daqui com as forças renovadas, cheio de esperanças para que a gente possa lutar cada vez mais para ter uma cidade melhor, onde todos tenham oportunidades e sejam cidades melhores”, enfatizou.

 

No período da tarde, os participantes do encontro farão um roteiro para conhecer de perto os principais programas da Assistência Social em Cascavel. No roteiro, estão a Cidade do Idoso, Cras, CCI, Centro Pop, Eureca, Família Acolhedora, Centro da Juventude, Residência Inclusiva, Abrigo de Mulheres, entre outros.

Secom