Cotidiano

Beneficiários do cartão-idoso voltam usar o transporte coletivo sem restrição de horários a partir de segunda-feira

Visando atender principalmente deslocamentos para tratamento de saúde, Transitar liberará uso de até quatro utilizações por dia, independente do horário

Beneficiários do cartão-idoso voltam usar o transporte coletivo sem restrição de horários a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira (13), idosos que contam com o benefício do cartão gratuidade podem voltar a usar diariamente o transporte coletivo urbano em Cascavel sem restrição de horários. A Portaria autorizando a nova medida será publicada amanhã (11) no Órfão Oficial do Município, informando também que continua ainda restrito apenas o número de vezes que o idoso pode usar o benefício num único dia.

Conforme explica a presidente da Transitar, Simoni Soares, para estimular o uso consciente da passagem gratuita, os cartões do idoso serão programados na ValeSim para liberar até quatro utilizações por dia. “A flexibilização foi adotada para facilitar principalmente o deslocamento para tratamento de saúde, que é um pedido constante da comunidade, mas com uso consciente, pois ainda estamos num período que requer cuidados e prevenção à Covid-19, por isso não será liberado o uso indiscriminado”, detalha Simoni.

Mudanças gradativas

Para quem tem mais de 60 anos, esta é a maior flexibilização que a Transitar está adotando no serviço desde o início da pandemia em março de 2020, quando medidas de restrição passaram a ser necessárias no transporte público para conter o avanço do coronavírus. Da suspensão total do uso à liberação gradativa, várias mudanças foram sendo adotadas. Atualmente, o cartão pode ser utilizado nos horários entrepicos.

Desbloqueio na ValeSim

Neste período ainda de cuidados com a Covid-19, todo cidadão que utiliza cartão do transporte coletivo e que seja positivado na rede de saúde tem o cartão bloqueado automaticamente na ValeSim, até que seja cumprido o período de isolamento determinado pela Secretaria de Saúde.

Outra possibilidade de problemas para a utilização pode ser o prazo de recadastramento. Conforme orienta a gerente da Divisão de Transportes da Transtiar, Larissa Boeing, o passageiro que não utiliza o cartão há algum tempo deve verificar antecipadamente se este está liberado para utilização.

Caso o beneficiário constate que esteja com o cartão bloqueado, deve procurar a ValeSim, pelo número (45) 3036-3738.