Policial

Barco com oito passageiros que fazia travessia clandestina naufraga no Rio Paraná

Quatro paraguaios estão desaparecidos

Barco com oito passageiros que fazia travessia clandestina naufraga no Rio Paraná

Um barco com oito adolescentes paraguaios a bordo, que atravessava clandestinamente o Rio Paraná, de Foz do Iguaçu a Presidente Franco, afundou na noite dessa segunda-feira (4).

O acidente ocorreu por volta de 19h20 no local denominado Muelle, à margem do Rio Paraná, em Presidente Franco.

Quatro adolescentes se salvaram a nado, mas outros quatro ainda estão desaparecidos. As buscas feitas ontem à noite resultaram infrutíferas, e foram retomadas na manhã desta terça-feira (5), pela Armada Nacional.

Um dos adolescentes contou à polícia paraguaia que o barco foi interceptado por uma lancha da Polícia Federal, que teria forçado um choque das embarcações, provocando o naufrágio. Os rapazes estariam de volta ao Paraguai depois de trabalhar em Foz do Iguaçu, provavelmente na construção civil

A Polícia Federal, no entanto, divulgou nota onde garante que todas as embarcações que utiliza estavam atracadas, no horário do acidente. “Logo, tal informação é falsa”, diz a nota.

Há diferença de informação sobre o local do acidente. Enquanto a imprensa paraguaia noticia que foi no local chamado Muelle, a nota da Polícia Federal informa que o barco com os paraguaios teria saído do bairro Remansito, em Ciudad del Este.

Confira abaixo a nota da Polícia Federal na íntegra:

NAUFRÁGIO DE EMBARCAÇÃO NO RIO PARANÁ

Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal informa que, nesta noite, está circulando nos meios de comunicação a informação do naufrágio de uma embarcação paraguaia que estaria transportando clandestinamente diversas pessoas do Paraguai para o Brasil pelo rio Paraná. A embarcação teria saído do bairro Remansito, em Ciudad del Este, aproximadamente às 19h30min e se chocado contra outra durante a travessia do rio. Especula-se que essa outra embarcação que teria provocado o acidente pertenceria à Polícia Federal. Todavia, a Polícia Federal esclarece que todas as suas embarcações estavam atracadas na base no horário do acidente; logo, tal afirmação é falsa.
A Polícia Federal colocou-se à disposição da Marinha do Brasil e da Armada do Paraguai para auxiliar no resgate das pessoas.

Reportagem: Cláudio Dalla Benetta – H2FOZ