Policial

Atuação da PM reduz em 28,5% o número de ocorrências no Litoral

Ações preventivas realizadas antes da temporada são apontadas como responsáveis pela redução, apesar do aumento no número de pessoas, em comparação com o mesmo período do ano passado

Aumento de ações preventivas da PM refletem na redução de crimes e de drogas apreendidas na primeira semana do Verão Paraná Viva a Vida, na Costa Leste - 27/12/2021
Aumento de ações preventivas da PM refletem na redução de crimes e de drogas apreendidas na primeira semana do Verão Paraná Viva a Vida, na Costa Leste - 27/12/2021

Com planejamento voltado à prevenção de crimes e ações pontuais antes da temporada, a Polícia Militar do Paraná fechou a primeira semana do Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022 com redução de ocorrências em comparação com o mesmo período do ano passado. O total caiu 28,5% e flagrantes de uso de drogas 65,4%, nos sete municípios do Litoral. Em contrapartida, o número de abordagens aumentou 27,8% e de vistoria em veículos, 68,9%.

Apesar do aumento de 108,9% (de 45 para 95) em chamadas por perturbação do sossego, atribuído ao maior movimento dos últimos anos, a quantidade de termos circunstanciados por aquele motivo caiu 55,6%. “Embora as ocorrências de perturbação do sossego tenham aumentado, a PM conseguiu ser mais eficiente na resolução do problema, ainda no local”, explica o capitão Wagner Araújo, oficial de planejamento da PM durante o Verão Paraná.

Nos primeiros sete dias do início do trabalho intensivo no litoral, 130 foram detidos em flagrante e 56 pessoas assinaram termos circunstanciados. “O resultado alcançado até agora, se deve também a nossa aplicação de policiamento tanto com as unidades especializadas quanto com equipes de policiamento ostensivo geral”, explicou Araújo.

A redução de ocorrências gerais de -28,5% (de 1.589 para 1.136) e de -65,4% das ocorrências de uso de drogas (de 105 para 36) é a resposta do trabalho feito pelo 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) nos meses que antecederam o Verão Paraná.

“Com ações de inteligência e aplicação de equipes de policiamento tático em diversos pontos dos municípios litorâneos, diversos pontos de uso e tráfico de drogas foram eliminados antes do verão, por isso que temos um número baixo de termos circunstanciados e de apreensão de drogas, ou seja, graças às operações pré-temporada”, destacou Araújo.

Ao longo dos sete primeiros dias do Verão Paraná Viva a Vida, os militares estaduais fizeram 8.256 orientações aos cidadãos em toda a região litorânea. Foram abordadas outras 7.436 pessoas, média de 1.062 pessoas por dia, para localizar pessoas foragidas da justiça que estejam nas praias e para retirar de circulação drogas e armas.

Na área do trânsito urbano, as equipes policiais vistoriaram 3.731 veículos e lavraram 390 autos de infração de trânsito. As ações ocorreram principalmente nos acessos aos municípios do Litoral e nas avenidas próximas à orla, onde há maior incidência de infrações como estacionamento irregular e manuseio de celular ao volante.

MAIS ABORDAGENS – As abordagens gerais e rotineiras a pessoas, feitas pelos policiais militares, aumentaram 27,8% (de 5.820 foi para 7.346) e as vistorias a veículos passaram de 2.538 para 4.286 nesta temporada, um acréscimo de 68,9%. “A presença policial nas ruas aumenta a prevenção e tivemos uma resposta das pessoas que estiveram no Litoral nestes primeiros sete dias”, avalia Araújo.

(AEN)